Você Sabe o Que é Ciclo Financeiro?

Você Sabe o Que é Ciclo Financeiro?

Você sabe o que é ciclo financeiro? Para gerenciar uma empresa da melhor forma possível, é importante ter claro esse conceito, saber sua importância e os pontos que o englobam. Confira a seguir!

Entendendo o que é ciclo financeiro

Obter retorno do que foi investido é um dos principais objetivos de uma empresa. Para chegar a essa etapa, diversos fatores interferem, pois todas as áreas são, de certo modo, integradas e impactam nos números da instituição como um todo. Um destes fatores é o assunto que traremos hoje.

O ciclo financeiro, também chamado de ciclo de caixa, engloba o tempo entre o pagamento aos fornecedores até o recebimento dos consumidores pelas vendas. Ele é calculado da seguinte maneira:

CLIQUE e baixe o ebook!

Ciclo Financeiro = CO (ciclo operacional) – PMP (prazo médio de pagamentos).

O que é ciclo operacional

Aqui, quando falamos sobre ciclo operacional no cálculo, estamos nos referindo desde a aquisição até a data de recebimento pela sua comercialização. Ou seja, engloba a compra da matéria-prima, pagamento da mesma, período de estocagem, estoque de produtos acabados, venda das mercadorias e o recebimento das vendas finalizadas.

Outro ciclo bastante importante nesse quadro é o chamado ciclo econômico. Com os três pontos bem alinhados, é possível obter uma melhor análise de cada um e da empresa de modo geral.

O que é ciclo econômico

O ciclo econômico envolve a posse da matéria-prima até a venda dos produtos acabados. Aqui, não se deve levar em consideração o recebimento da mercadoria. Sendo assim, vai analisar o tempo que a empresa leva para produzir e comercializar seu produto com a conclusão da venda.

A importância do ciclo financeiro

Ao ter conhecimento sobre o ciclo de caixa, possível analisar a situação econômica do negócio. A empresa consegue mensurar o tempo que precisará gastar para a produção dos produtos, a comercialização do estoque e coletagem dos recebíveis.

O fator mais importante é conseguir entender o tempo médio gasto para converter os estoques em vendas. Assim, também é possível compreender quanto tempo terá para pagar os fornecedores.

Com essas informações, o fluxo de caixa é melhor realizado, e as compras e vendas podem ser ajustadas com relação a tempo e dinheiro.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Saber a definição desse conceito é essencial para o bom gerenciamento de seu negócio. Assim, fica mais fácil entender quais pontos estão obtendo bons resultados e no que é necessário mudanças para render melhorias.

Esse conteúdo vai ajudar muito na hora de avaliar os aspectos citados. Curta, compartilhe e continue acompanhando o Ignição Digital para mais notícias como esta!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *