Como Calcular Custo de Estoque

Como Calcular Custo de Estoque

Antes de ensinar como calcular o custo de estoque, primeiro é preciso compreender o que é o conceito. Em poucas palavras,  custo de estoque é a soma de todos os gastos que envolvem o armazenamento dos produtos que serão comercializados por sua empresa.  Uma boa gestão de estoque reduz ao máximo os custos que o envolvem!

Confira ao longo deste artigo o que é preciso considerar para ser possível calcular o custo de seu estoque.

Variáveis que envolvem o custo de estoque

CLIQUE e baixe o ebook!

Existem algumas variáveis que devem ser consideradas para ser possível calcular o custo de estoque. Tenha sempre em mente que, apesar do objetivo final ser a otimização de todos esses gastos, nem sempre as variáveis estarão sob o seu controle, portanto faça o máximo para otimizar aquelas que estão.

  • custo do pedido — é o custo de seu estoque fixo, ou seja, aquele que se repete toda vez que algum pedido é realizado. Estão implícitos dentro dele as despesas com a comunicação com os clientes e também transporte dos produtos;
  • custo de manutenção — este é, com certeza, o maior de todos os custos relacionados ao estoque das empresas, pois estão relacionadas todas as despesas que envolvem a armazenagem, como aluguel, aparelhos de segurança, desvalorização dos produtos enquanto estão parados no estoque, perda por problemas físicos, furtos, etc;
  • custo de capital — neste tópico estão inclusas todas as despesas que dizem respeito ao investimento, seja intelectual ou monetário. Pode ser o mais difícil de se calcular, pois envolve variáveis inflacionárias.

Se você consegue reunir essas informações acerca de seu empreendimento fica muito mais fácil realizar o cálculo de custo do estoque. Porém, caso você ainda não tenha esse tipo de dado discriminado, não se preocupe, ainda dá tempo de chegar até eles!

Como diminuir o custo de estoque

No início deste artigo nós contamos para você que o reduzir o custo do estoque é o maior objetivo da gestão do mesmo, isso porque ele representa uma parcela considerável dos gastos de qualquer empresa, podendo até mesmo ser o responsável por levá-la ao fracasso.

Em poucas palavras, para diminuir o custo do estoque você precisa conhecer o seu público e o seu produto. Existem algumas maneiras de conseguir diminuir o custo, como por exemplo:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!
  • investir em um local de armazenamento adequado, evitando assim a perda por danos;
  • investir em uma equipe confiável, evitando assim os furtos;
  • contar com um estoque de segurança, evitando assim não ter produtos em alguma ocasião extraordinária;
  • fazer queimas de estoque nos momentos certos, evitando a perda por obsolescência.

Para saber mais sobre técnicas de gestão e produtividade para o seu negócio acompanhe sempre a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *