Você Conhece a Jornada do Cliente? Saiba Como Traçá-la!

Você Conhece a Jornada do Cliente? Saiba Como Traçá-la!

A jornada do cliente é todo o percurso feito por ele antes de ter se tornado, de fato, um cliente. Essa fase envolve desde a primeira interação que ele realizou com sua empresa até a compra de seu produto ou serviço.

Isso significa que mapear essa jornada é de extrema importância para conseguir fazer estes prospects fecharem negócio com você. Atualmente, já sabemos que apenas forçar o público a consumir algo que você oferece não é uma estratégia tão eficiente assim, certo?

Confira neste artigo mais sobre a jornada do cliente e saiba como traçá-la.

A importância em acompanhar todas as fases

Cada fase desenhada na jornada do cliente irá prepará-lo para o que você tem como objetivo e quer oferecer ao fim deste ciclo (uma venda de determinado produto, inscrição em um curso, etc).

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Sendo assim, essas etapas têm diferentes estratégias que irão mostrar ao lead que ele tem um problema. Por vezes, ele nem descobriu ainda e não sabe que precisa do seu produto. Por isso, a jornada é tão importante.

Você irá mostrar o problema e oferecer soluções para tal. Para que você seja o escolhido por ele, é necessário acompanhá-lo, ofertando conteúdos de qualidade e relevância.

As etapas da jornada do cliente

Vamos conferir quais são estas etapas?

Etapa 1: Aprendizado e descoberta

O prospect ainda não identificou que tem realmente um problema. Ele pode ser instigado por uma simples dúvida ou curiosidade. A partir daí, fará uma busca na internet relacionada a isso, por meio de uma palavra-chave. Essa palavra deve ser a porta de entrada para que ele encontre seus conteúdos e informações. Assim, saberá de sua existência. Porém, ainda não fale sobre seu serviço/produto e nem faça contato direto.

Etapa 2: Reconhecendo o problema

Essa fase é quando o problema é reconhecido ou uma oportunidade identificada. Agora, ele buscará entender melhor sobre o assunto e quais são as possíveis soluções para tal. Aproveite para fazer com que preencha um formulário, por exemplo, para conseguir colocá-lo em sua base e nutrição de leads.

Ofereça também conteúdos mais específicos, como materiais ricos (e-books e webinars, por exemplo). Ainda não é o foco citar seus serviços.

Etapa 3: Considerando a solução

Agora que o potencial cliente está mais maduro e procurando por soluções para seu problema, vai começar a considerar as opções. Tente criar um senso de urgência e mostrar o caminho para a solução.

Etapa 4: Decisão de compra

A busca mais incisiva por soluções começará aqui e o prospect já está comparando e decidindo qual é a melhor opção para ele. Assim, irá pesquisar e querer encontrar recomendações. Já que você nutriu um relacionamento e gerou confiança, irá lembrar de você e pensar nas condições que oferece.

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É hora de ofertar conteúdos que solucionem o problema, como cases ou testes grátis. Você irá mostrar claramente o seu serviço/produto, quais são as vantagens em utilizá-lo e os diferenciais de sua empresa.

Dessa forma, você chegará a essa etapa final: de transformar o prospect em cliente e fechar negócio! Após isso, não se esqueça de continuar nutrindo o relacionamento para fidelizá-lo.

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