Você Conhece a Jornada do Cliente? Saiba Como Traçá-la!

Você Conhece a Jornada do Cliente? Saiba Como Traçá-la!

A jornada do cliente é todo o percurso feito por ele antes de ter se tornado, de fato, um cliente. Essa fase envolve desde a primeira interação que ele realizou com sua empresa até a compra de seu produto ou serviço.

Isso significa que mapear essa jornada é de extrema importância para conseguir fazer estes prospects fecharem negócio com você. Atualmente, já sabemos que apenas forçar o público a consumir algo que você oferece não é uma estratégia tão eficiente assim, certo?

Confira neste artigo mais sobre a jornada do cliente e saiba como traçá-la.

A importância em acompanhar todas as fases

Cada fase desenhada na jornada do cliente irá prepará-lo para o que você tem como objetivo e quer oferecer ao fim deste ciclo (uma venda de determinado produto, inscrição em um curso, etc).

Sendo assim, essas etapas têm diferentes estratégias que irão mostrar ao lead que ele tem um problema. Por vezes, ele nem descobriu ainda e não sabe que precisa do seu produto. Por isso, a jornada é tão importante.

Você irá mostrar o problema e oferecer soluções para tal. Para que você seja o escolhido por ele, é necessário acompanhá-lo, ofertando conteúdos de qualidade e relevância.

As etapas da jornada do cliente

Vamos conferir quais são estas etapas?

Etapa 1: Aprendizado e descoberta

O prospect ainda não identificou que tem realmente um problema. Ele pode ser instigado por uma simples dúvida ou curiosidade. A partir daí, fará uma busca na internet relacionada a isso, por meio de uma palavra-chave. Essa palavra deve ser a porta de entrada para que ele encontre seus conteúdos e informações. Assim, saberá de sua existência. Porém, ainda não fale sobre seu serviço/produto e nem faça contato direto.

Etapa 2: Reconhecendo o problema

Essa fase é quando o problema é reconhecido ou uma oportunidade identificada. Agora, ele buscará entender melhor sobre o assunto e quais são as possíveis soluções para tal. Aproveite para fazer com que preencha um formulário, por exemplo, para conseguir colocá-lo em sua base e nutrição de leads.

Ofereça também conteúdos mais específicos, como materiais ricos (e-books e webinars, por exemplo). Ainda não é o foco citar seus serviços.

Etapa 3: Considerando a solução

Agora que o potencial cliente está mais maduro e procurando por soluções para seu problema, vai começar a considerar as opções. Tente criar um senso de urgência e mostrar o caminho para a solução.

Etapa 4: Decisão de compra

A busca mais incisiva por soluções começará aqui e o prospect já está comparando e decidindo qual é a melhor opção para ele. Assim, irá pesquisar e querer encontrar recomendações. Já que você nutriu um relacionamento e gerou confiança, irá lembrar de você e pensar nas condições que oferece.

É hora de ofertar conteúdos que solucionem o problema, como cases ou testes grátis. Você irá mostrar claramente o seu serviço/produto, quais são as vantagens em utilizá-lo e os diferenciais de sua empresa.

Dessa forma, você chegará a essa etapa final: de transformar o prospect em cliente e fechar negócio! Após isso, não se esqueça de continuar nutrindo o relacionamento para fidelizá-lo.

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