Como Fazer Cobrança de Clientes Inadimplentes

como fazer cobrança

Todo gestor e administrador passa por diversos desafios e um deles é como fazer cobrança de clientes inadimplentes. Afinal, isso pode gerar alguns transtornos ao negócio, afetando o planejamento financeiro como um todo. No entanto, não é uma tarefa das mais agradáveis. Veja a seguir como realizar essa cobrança da melhor forma possível.

Por que é importante saber como fazer cobrança de clientes?

Como mencionamos no início, a inadimplência de clientes pode acarretar em eventuais punições e processos jurídicos. Por isso, é importante saber como fazer cobrança de clientes de forma amigável, tanto para obter sucesso no recebimento da dívida, quanto para não perder o mesmo.

Lembre-se que todos os setores de negócios estão suscetíveis à esse fato, além do que, quanto mais cresce a empresa, mais vezes terá de lidar com esses entrave, o que se faz necessário a criação de processos padrões para realizar a cobrança em si. Além disso, não existe só o lado ruim da questão, pois um bom atendimento pode até ser um fator diferencial para o cliente.

Entenda os motivos da inadimplência

No processo de como fazer cobrança do seu cliente inadimplente é importantíssimo que a relação empresa/cliente já esteja sendo construída antes do atraso no pagamento.

Tente manter sempre um diálogo objetivo e sincero com o mesmo, dessa forma, conseguirá entender suas razões e encontrar uma forma de quitação em conjunto, sem que esta atrapalhe o orçamento de ambos.

Ofereça mais de uma opção para pagamento

Muitos clientes não cumprem com os prazos devidos de pagamento porque as condições ofertadas não estão de acordo com seu planejamento. Por isso, é fundamental possuir alternativas diversas para saldar a dívida em questão, como parcelamentos, descontos e outras soluções possíveis pela empresa.

Evite constrangimentos na abordagem

Estando preparado com as opções de pagamento, o contato inicial deve evitar qualquer tipo de constrangimento ao cliente. Vale ressaltar que não é porque ele contraiu esta dívida, que o mesmo é uma pessoa desonesta e age de má fé, salvo as devidas exceções

Uma dica é abordá-lo de início por e-mail, de forma menos formal. Esta tende a ser uma maneira eficiente para que o cliente inadimplente não se sinta desconfortável ou constrangido diante da cobrança.

Caso possua uma equipa voltada a realizar essa tarefa, o ideal é que esta seja constantemente treinada para saber como conversar com os clientes. Saiba que existe legislação sobre esse tipo de abordagem, portanto é essencial que todos saibam como fazer cobrança de clientes de maneira respeitosa e cordial.

Gostou de saber mais sobre o tema? Continue na Ignição Digital e confira outros conteúdos sobre o tema!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *