Veja o Passo a Passo Para Emitir Nota Fiscal de Empreendedor Individual

Saiba como emitir nota fiscal de empreendedor individual

Se você é um microempreendedor provavelmente já sabe que precisa emitir nota nos casos de prestação de serviço ou venda de produtos para pessoa jurídica, certo? Mas você sabe também qual o procedimento correto para emitir nota fiscal de empreendedor individual?

Em caso negativo, não se preocupe, pois vou ensinar o passo a passo, de forma bem simples, para emitir notas. Confira!

1º passo: obtenha a AIDF

A primeira ação que você precisa tomar é obter a AIDF – Autorização de Impressão de Nota Fiscal, que deve ser solicitada à Secretaria da Fazenda do estado ou do município, conforme o campo de vendas dos seus produtos ou das prestações dos seus serviços.

2º passo: providencie os talões

CLIQUE e baixe o ebook!

Depois que tiver a AIDF em mãos, o passo seguinte para emitir nota fiscal de empreendedor individual é simplesmente confeccionar os talões das notas. Para isso, indico que procure uma gráfica de confiança, que produza os blocos na quantidade que precisa e por um valor bacana.

Caso não tenha a permissão para fazer a emissão dos próprios talões de nota fiscal avulsa, tanto impressa quanto eletrônica, vale dizer que você também pode solicitá-las à Secretaria da Fazenda.

Antes de emitir nota fiscal de empreendedor individual, atenção!

Agora que já sabe como emitir nota fiscal de empreendedor individual, veja também alguns alertas que é importante conhecer antes mesmo de iniciar a emissão.

Obrigatoriedade para PJ

Como dito, o microempreendedor individual precisa emitir notas fiscais para serviços ou produtos vendidos para outras empresas. No entanto, isso não é necessário quando o destinatário (comprador) emite nota fiscal de entrada.

Obrigatoriedade para PF

O MEI também não precisa emitir notas para consumidores finais, ou seja, aqueles que são pessoas físicas, exceto quando solicitado.

Obrigatoriedade da NF-e

De acordo com inciso 1 do art. 94 da resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional o empreendedor não tem a obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Porém, saiba que, caso ache necessário, a sua empresa pode emiti-la. A decisão é sua!

Importância de emitir nota fiscal

Embora a emissão da nota fiscal não seja obrigatória em alguns casos, devo dizer que esse documento é importantíssimo para empreendedores que visam crescer e ter uma empresa de sucesso.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Com ela, sua companhia transmite mais segurança e tem uma imagem mais profissional perante os comprados. E como viu, emiti-la não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo?

Agora, para evitar problemas contábeis, indico que conheça também quais são os princípios fundamentais da contabilidade para o seu negócio. Confira!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *