Sociedade Simples Limitada X Pura — Entenda as Diferenças

Iniciar uma empresa exige que o empreendedor decida muitos aspectos relacionados ao negócio, principalmente em termos burocráticos ou jurídicos. Uma delas, caso a empreitada seja realizada em conjunto, é optar pela sociedade simples limitada (Ltda) ou pura, cujos pontos principais podem fazer toda a diferença na hora da gestão empresarial.

Você sabe quais são estes tipos de sociedade, e além disso, qual a melhor para a sua empresa? Confira este artigo e tire suas dúvidas!

Principais diferenças entre sociedade simples limitada e pura

A natureza jurídica de sua empresa deve constar no contrato, e decidir pode ser uma tarefa difícil, mas é importante conhecer as mais utilizadas em termos de sociedade e suas peculiaridades. Assim é possível facilitar a escolha e proporcionar à empresa um modelo de gestão mais eficaz.

A escolha deve partir de alguns pontos:

  • • você e seu(s) sócio(s) querem dividir o capital da empresa?;
  • • vocês pretendem abrir vagas para novos colaboradores?;
  • • quanto vocês querem e podem investir na empresa, sem garantia de retorno?;

CLIQUE e baixe o ebook!

Partindo destes questionamentos, vamos às particularidades de cada modelo:

Sociedade simples limitada – Ltda

O que há de mais importante no que rege as sociedades simples limitadas diz respeito ao capital do negócio e à responsabilidade dos sócios envolvidos no projeto.

Este tipo de natureza jurídica aponta para uma empresa constituída por dois ou mais sócios que, além de fazerem a gestão empresarial, ainda representam na totalidade a atividade da empresa.

No caso de dívidas pendentes, quem responderá pelos valores é o patrimônio da sociedade e não dos sócios enquanto pessoas físicas. A partir do momento em que a sociedade é concretizada, juntos passam a ser uma pessoa jurídica e por isso precisam utilizar capital investido para arcar com débitos.

Esta última questão, inclusive, dita uma das vantagens da sociedade limitada, que é o resguardo dos sócios em termos pessoais.

Outra questão é a de que a responsabilidade dos sócios internamente, em termos financeiros, é limitada ao quanto representam no patrimônio líquido da empresa.

Sociedade simples pura

Diferentemente da Ltda, neste caso os sócios “misturam” o patrimônio pessoal ao empresarial. Tudo relacionado à empresa está ligado diretamente ao potencial de exploração e investimento dos próprios sócios.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Na sociedade simples pura é impossível, também, contratar colaboradores para auxiliar em quaisquer funções. O trabalho como um todo está nas mãos dos sócios, independente do que ocorra.

A maior vantagem para quem decide optar por este modelo é o do ISS reduzido, visto que o imposto não precisa seguir o faturamento da empresa e é fixo, como o de autônomo. Ou seja, é uma ótima maneira de montar uma pequena empresa com pouco investimento.

Para mais informações sobre negócios, acompanhe o Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *