Qual a Diferença de uma Sociedade Simples Pura e Limitada?

Iniciar uma empresa exige que o empreendedor decida muitos aspectos relacionados ao negócio, principalmente em termos burocráticos ou jurídicos. Por isso, é necessário entender o que é uma sociedade simples pura e limitada. 

Você sabe quais são estes tipos de sociedade, e além disso, qual a melhor para a sua empresa? Neste artigo você verá: 

  • • o que é sociedade simples pura e limitada?;
  • • para que serve cada sociedade?;
  • • como escolher a sociedade para seu negócio?.

O que é sociedade simples pura e limitada?

A natureza jurídica de sua empresa deve constar no contrato. Decidir pode ser uma tarefa difícil, mas é importante conhecer as mais utilizadas em termos de sociedade e suas peculiaridades. Assim é possível facilitar a escolha e proporcionar à empresa um modelo de gestão mais eficaz.

A escolha deve partir de alguns pontos:

  • • você e seu(s) sócio(s) querem dividir o capital da empresa?;
  • • vocês pretendem abrir vagas para novos colaboradores?;
  • • quanto vocês querem e podem investir na empresa, sem garantia de retorno?;

Partindo destes questionamentos, vamos às particularidades de cada modelo:

Sociedade simples limitada – Ltda

O que há de mais importante no que rege as sociedades simples limitadas diz respeito ao capital do negócio e à responsabilidade dos sócios envolvidos no projeto.

Este tipo de natureza jurídica aponta para uma empresa constituída por dois ou mais sócios que, além de fazerem a gestão empresarial, ainda representam na totalidade a atividade da empresa.

No caso de dívidas pendentes, quem responderá pelos valores é o patrimônio da sociedade e não dos sócios enquanto pessoas físicas. A partir do momento em que a sociedade é concretizada, juntos passam a ser uma pessoa jurídica e por isso precisam utilizar capital investido para arcar com débitos.

Esta última questão, inclusive, dita uma das vantagens da sociedade limitada, que é o resguardo dos sócios em termos pessoais.

Outra questão é a de que a responsabilidade dos sócios internamente, em termos financeiros, é limitada ao quanto representam no patrimônio líquido da empresa.

Sociedade simples pura

Diferentemente da Ltda, neste caso os sócios “misturam” o patrimônio pessoal ao empresarial. Tudo relacionado à empresa está ligado diretamente ao potencial de exploração e investimento dos próprios sócios.

Na sociedade simples pura é impossível, também, contratar colaboradores para auxiliar em quaisquer funções. O trabalho como um todo está nas mãos dos sócios, independentemente do que ocorra.

A maior vantagem para quem decide optar por este modelo é o do ISS reduzido, visto que o imposto não precisa seguir o faturamento da empresa e é fixo, como o de autônomo. Ou seja, é uma ótima maneira de montar uma pequena empresa com pouco investimento.

Para que serve cada sociedade?

Atualmente, as sociedades simples são menos comuns, pois as limitadas são mais vantajosas.

Porém, quando o regramento de alguns societários não é claro, o das sociedades simples é aplicado. Para evitar essa situação, é importante determinar se o negócio é uma sociedade simples pura ou limitada.

Vale notar que as sociedades simples limitadas têm proteção dos bens pessoais. Ou seja, caso a empresa quebre, os sócios não serão responsáveis pelas dívidas, pois o patrimônio deles não está vinculado ao negócio.

Como escolher a sociedade para o seu negócio?

Como visto, cada sociedade tem as próprias particularidades. Além de analisar os pontos apresentados aqui, é importante consultar um advogado para formalizar o negócio.

Lembrando que a escolha a sociedade impacta em aspectos jurídicos e financeiros. Por isso, é necessário atenção especial a essa questão.

Conclusão

De acordo com o que foi exposto neste artigo, os empreendedores devem entender o que é sociedade simples pura e limitada para que possam decidir em qual se enquadram. 

Enquanto a sociedade simples pura pode ser mais vantajosa do ponto de vista financeiro, por ter imposto reduzido, a outra não envolve o patrimônio dos sócios — o que pode ser melhor a médio e longo prazo.

Quer entender mais sobre aspectos burocráticos dos negócios? Continue acompanhando Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

One thought on “Qual a Diferença de uma Sociedade Simples Pura e Limitada?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *