O Que é Chiavenato? Conheça as Etapas do Planejamento Estratégico Chiavenato

conheca-as-etapas-do-planejamento-estrategico-chiavenato

Todo gestor que deseja saber onde sua empresa pode chegar, monitorar ações e estabelecer um plano de ação para crescimento deve conhecer as etapas do planejamento estratégico Chiavenato. Essa é uma ação essencial para identificar oportunidades e desenvolver uma empresa da melhor forma. Por isso, neste artigo você vai ver:

  • – quem é Chiavenato;
  • – os ensinamentos de Chiavenato e etapas do planejamento estratégico;
  • – as etapas do planejamento estratégico para a administração do seu negócio.

Quem é Chiavenato

Antes de entender quais são as estratégias de planejamento de Chiavenato, é interessante saber quem, afinal, ele é.

Idalberto Chiavenato é o fundador e presidente do Instituto Chiavenato, que desenvolve estudos e pesquisas sobre administração e áreas relacionadas. Esses estudos são muito úteis para quem deseja melhorar seu entendimento do ramo corporativo.

Ele é o autor dos best-sellers “Teoria Geral da Administração”, “Gestão de Pessoas” e “Planejamento Estratégico”. Todas as obras falam, essencialmente, de conceitos e estratégias modernas para gerir empresas e pessoas.

Quais são as etapas do planejamento estratégico de Chiavenato e seus ensinamentos?

Uma das grandes lições que Chiaveneto dá para os empreendedores é que as empresas são feitas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos. Por essa razão, é muito importante que a organização da companhia seja feita com estratégias claras para toda a equipe.

Quando o planejamento do negócio — desde a abertura de uma empresa até sua jornada no mercado — é feita de forma estratégica, ele se volta para melhorias contínuas, melhor produção, melhores investimentos e inovação.

Em resumo, o sucesso de um negócio depende da forma que ele se apresenta no mercado, sua missão, valores, cultura e essência em si.
Para gerir sua empresa de forma inteligente e estratégica, você precisa pensar nos seguintes tópicos:

Definição da missão do negócio

Isso se refere a definição geral da sua empresa. Ou seja, qual é o segmento dela, sua importância no mercado, atividades, quais pessoas serão seus clientes, de que forma irá enfrentar seus concorrentes e lucrar com seus produtos ou serviços.

Alocação de recursos e expansão

Você pretende expandir o seu negócio, ter mais de uma unidade ou atuar em outros segmentos? Essa ação é sobre isso!

É necessário pensar e determinar com cuidado se sua empresa pode, e deve, crescer ou se, para obter lucro e sucesso, ela deverá ser mantida como nasceu. Para isso, é importante saber identificar oportunidades.

As etapas do planejamento estratégico para a administração do seu negócio

Da mesma forma que Idalberto Chiavenato fala muito de conceitos e teorias em seus livros, podemos tirar etapas e ações bem práticas que podem, facilmente, ser aplicadas em um negócio. Saiba mais sobre essas etapas abaixo.

Primeira etapa — Analise o ambiente do negócio

Acima falamos da importância de identificar oportunidades atuais e futuras. Esta etapa é, em resumo, realizar essa identificação. Mas, não se engane, é preciso olhar tanto para fora quanto para dentro da empresa.

Podem haver pontos de melhoria na forma como a empresa lida com o mercado assim como em seu ambiente interno. É importante saber quais são esses pontos a melhorar porque, só assim, você consegue ajustar a organização e desempenho do seu negócio.

Segunda etapa — Estabeleça metas

Ao pensar nos objetivos da empresa, o empreendedor poderá estabelecer metas para todos os ambientes dela. Saiba que isso está diretamente ligado à missão e valores de um negócio.

Para estabelecer essas metas para o negócio como um todo, você precisa saber as aspirações que tem em cima da empresa. O que ela virá a se tornar? Onde você quer chegar?

Além disso, as metas e direcionamento podem ser aplicadas em todos os colaboradores da empresa. Isso gera inspiração, além de enriquecer os resultados da análise da etapa dois (identificação de melhorias internas).

Terceira etapa — Formule uma estratégia

Pode parecer complicado, mas a formulação estratégica é o planejamento e seleção de quais atitudes vão levar a empresa para o cumprimento das suas metas.

Esta etapa, porém, foca mais na concorrência. Ou seja, depois de analisar a organização da empresa, é hora de traçar um plano de sucesso baseando-se na concorrência.

Quarta Etapa — Aplique a estratégia

Não adianta formular um excelente plano de ação, com boas estratégias, valores, missão e metas se elas não saírem do papel. Por isso, nesta etapa, é preciso colocar toda a teoria em ação. Somente assim a empresa poderá obter os benefícios do planejamento estratégico.

Quinta Etapa — Controle as ações

Depois de implementar toda a estratégia e seu plano de ação, o empreendedor precisa ter controle sobre a empresa. Uma monitoração constante e avaliação de resultados é a melhor forma de manter seu negócio funcionando bem e, assim, saber se é preciso fazer algum ajuste.

Conclusão

Hoje você conheceu Idalberto Chiavenato, soube qual foi sua colaboração para o mundo dos empreendedores e gestores e agora já sabe quais seus ensinamentos. As etapas do planejamento estratégico são fundamentais para estabelecer a missão, identificar pontos fracos e gerir melhor seu negócio.

Continue acompanhando o blog da Ignição Digital para mais conteúdos matadores como esse!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *