Conheça a Diferença Entre Criatividade e Inovação

Conheça a diferença entre criatividade e inovação

Muita gente ainda não sabe qual é a diferença entre criatividade e inovação. As palavras costumam ser tratadas como sinônimas. Se você pensa assim, vou te contar por que isso é um equívoco e como você deveria compreender melhor o que cada termo significa.

Ambas estão ligadas a conceitos essenciais no universo do empreendedorismo e também têm ligação entre si. Mas saber quais as particularidades de cada um desses termos dá uma noção de como utilizá-los para o sucesso do seu negócio.

Por isso, vou explicar para você o que é criatividade, o que é inovação e qual a ligação (e a diferença) entre as duas. Confira!

Criatividade

CLIQUE e baixe o ebook!

É uma das 10 habilidades essenciais para ter sucesso. A criatividade está ligada ao pensamento e, principalmente, à capacidade de gerar ideias e conceitos novos. Quem é criativo enxerga o mundo de forma diferente, sempre pensando em algo novo a cada nova experiência que absorve.

Pessoas criativas tem grande facilidade para produzir ideias. Elas buscam sair da “caixinha” e olhar tudo com outra perspectiva, diferente da habitual. E ideias costumam trazer mais ideias ainda.

Inovação

Já a inovação está relacionada com uma execução nova que, por sua vez, gere novos resultados. É deixar de fazer algo porque “sempre foi assim” e, dessa forma, subverter a ordem das coisas, aumentando as possibilidades de êxito.

Empresas inovadoras são as que têm processos diferentes do comum e querem sempre experimentar o novo, desbravar novos meios de fazer e, com isso, se destacam em relação à concorrência.

A diferença entre criatividade e inovação

Basicamente, enquanto a criatividade está no campo das ideias, a inovação está na área da execução. Por isso, os dois conceitos não são a mesma coisa, mas sim complementares.

Não faltam exemplos de locais que prezam pela criatividade. Porém, muitos não conseguem tirar essas ideias do papel e, dessa forma, param no tempo, sem inovar. Ser criativo é bonito, só que é fundamental ser também inovador e executar as tarefas de forma diferente. Caso contrário, será tudo apenas teoria, sem prática (e sem resultados).

Portanto, preze sempre para que a sua empresa seja criativa e inovadora. Pense diferente e produza muitas ideias. Depois, procure as melhores formas para aplicar essas ideias e mudar a realidade atual. Ao compreender a diferença entre criatividade e inovação, você aplicará o melhor das duas coisas em seu negócio.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

 

Agora que você sabe a diferença, veja como transformar grandes ideias em negócios de sucesso!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Conheça a Diferença Entre Criatividade e Inovação”

  1. Concordo muito com o ponto de vista que ouço sempre o Murilo Gun dizer.
    Criatividade está presente na nossa capacidade de combinar coisas que já existem (combinatividade) utilizando essa capacidade para criar formas de resolver problemas e melhorar a vida das pessoas.

    Na verdade, as pessoas confundem o “ser criativo” com o “imaginativo”, capacidade que já temos, quando crianças. O que ocorre é que, desde pequenos, passamos por uma série de bloqueios dessas capacidades, impostos pelos padrões de educação, dada pelos nossos pais e sociedade.

    E, quando nos tornamos adultos, essa capacidade de imaginar está “guardada” em um local de difícil acesso da nossa mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *