Conheça a Diferença Entre Criatividade e Inovação

diferença entre criatividade e inovação

Muitas pessoas não sabem, de fato, qual é a diferença entre criatividade e inovação. Essa dúvida é absolutamente aceitável, uma vez que as palavras costumam ser tratadas como sinônimas, ainda mais em áreas como a Publicidade e a Propaganda.

Se você também pensa assim, pare agora mesmo! Concordar que os dois termos são a mesma coisa é um grande equívoco. Para compreender melhor sobre o tema, no artigo de hoje você vai aprender:

  • – o que é criatividade;
  • – o que é inovação;
  • – quando usar cada uma delas.

Qual a diferença entre criatividade e inovação?

Saber qual a diferença entre criatividade e inovação é mais simples do que parece. Ambas as palavras estão ligadas aos conceitos essenciais do universo do empreendedorismo. Embora tenham significados diferentes, elas realmente possuem ligação entre si.

Conhecer quais são as particularidades de cada palavra dará uma noção mais específica de como utilizá-las em cada contexto e, inclusive, norteará o sucesso do seu negócio.

Acompanhe abaixo o que é criatividade e o que é inovação:

O que é criatividade?

A criatividade é uma das 10 habilidades essenciais para ter sucesso. Ela está ligada ao pensamento e, principalmente, à capacidade de gerar ideias e conceitos novos. Quem é criativo enxerga o mundo de forma diferente, sempre pensando em algo novo a cada nova experiência que absorve.

Pessoas criativas tem grande facilidade para produzir ideias. Elas buscam sair da “caixinha” e olhar tudo com outra perspectiva, diferente da habitual. Além disso, ideias costumam trazer cada vez mais ideias!

Para identificar um alguém criativo é bem fácil. Eles possuem uma imaginação aflorada e podem sair de uma simples conversa com inúmeros estímulos.

Para saber se você é essa pessoa, observe se tem as seguintes características:

  • – inspiração repentina;
  • – estímulos vindos de conversas, paisagens, leitura, etc;
  • – facilidade ao entediamento;
  • – questionamento aflorado;
  • – segue sua intuição;
  • – enxerga oportunidades ao invés de problemas;
  • – procura sempre o “outro lado da moeda”.

O que é inovação?

Já a inovação está relacionada com uma execução nova que, por sua vez, gera novos resultados. Ou seja, é deixar de fazer algo porque “sempre foi assim” e, dessa forma, subverter a ordem das coisas, aumentando as possibilidades de êxito.

Por exemplo, as empresas que são consideradas inovadoras são as que têm processos diferentes do comum e querem sempre experimentar o novo, desbravar novos meios de fazer e, com isso, se destacar em relação à concorrência.

Uma pessoa inovadora é aquela que pensa à frente do comum. Enquanto todos estão na mesma linha de pensamento, ela está em outro patamar, buscando melhores soluções e ideias.

Para saber se você é esse tipo de personalidade, observe em si mesmo as características:

  • – pensa “fora da caixa”;
  • – é curiosa;
  • – possui objetividade;
  • – é otimista e segue sua intuição;
  • – possui autoconfiança;
  • – busca constante por desafios;
  • – deseja a simplificação.

Quando usar criatividade e inovação?

Agora que você já está ciente da diferença entre criatividade e inovação, vamos aprender quando usar cada uma delas?

Basicamente, a criatividade está no campo das ideias e a inovação está na área da execução. Por isso, os dois conceitos são complementares.

Não faltam exemplos de locais que prezam pela criatividade. Porém, muitos não conseguem tirar essas ideias do papel e, dessa forma, param no tempo, sem inovar.

Ser criativo é bem bonito, só que é fundamental também ser inovador, e executar as tarefas de forma diferente. Caso contrário, será tudo apenas teoria, sem prática — e sem resultados.

Portanto, preze sempre para que a sua empresa seja, além de criativa, inovadora. Contrate colaboradores que pensem diferente e produzam muitas ideias. Na entrevista de emprego, por exemplo, você pode dar-lhes desafios e testes para comprovar essa habilidade.

Procure também as melhores formas para aplicar essas ideias e mudar a realidade atual da sua empresa. Você estará aplicando o melhor das duas coisas em seu negócio!

Conclusão

A criatividade e a inovação são palavras diferentes, mas que se complementam em um conceito. É interessante dizer que uma potencializa a outra e traz mais oportunidades para um negócio.

Enquanto a criatividade elabora ideias novas, a inovação fará com que elas sejam aplicadas da melhor maneira possível, buscando sempre objetividade e mercado.

Gostou do artigo? Veja também como transformar grandes ideias em negócios de sucesso! Continue acompanhando a Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

One thought on “Conheça a Diferença Entre Criatividade e Inovação”

  1. Concordo muito com o ponto de vista que ouço sempre o Murilo Gun dizer.
    Criatividade está presente na nossa capacidade de combinar coisas que já existem (combinatividade) utilizando essa capacidade para criar formas de resolver problemas e melhorar a vida das pessoas.

    Na verdade, as pessoas confundem o “ser criativo” com o “imaginativo”, capacidade que já temos, quando crianças. O que ocorre é que, desde pequenos, passamos por uma série de bloqueios dessas capacidades, impostos pelos padrões de educação, dada pelos nossos pais e sociedade.

    E, quando nos tornamos adultos, essa capacidade de imaginar está “guardada” em um local de difícil acesso da nossa mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *