Produto em Fase de Teste — Entenda a Importância dessa Etapa

Produto em Fase de Teste — Entenda a Importância dessa Etapa

O lançamento de um novo produto exige diversas atitudes por parte da empresa. É necessário ver se é viável produzi-lo, se vale a pena economicamente e se não foge das intenções e metas objetivas estipuladas. Porém, existe um ponto essencial que não pode ser esquecido: colocar o produto em fase de teste.

Este período é imprescindível para saber se o lançamento fará sucesso! Descubra mais sobre sua importância neste artigo.

Produto em fase de teste — como funciona?

Imagine que você seja dono de uma empresa que produz brigadeiros. Em seus estudos para novidades você percebe que manteiga de amendoim com morango talvez seja uma boa ideia de sabor.

Primeiramente é necessário realizar um teste em escala pequena, para saber se o sabor agrada a você mesmo, por exemplo. Talvez seja necessário trabalhar na receita inicial até que ela fique equilibrada, realizar outras mudanças, etc.

Após notar que a produção é viável, o ideal é entender se a logística da empresa permite a recepção e armazenamento correto dos insumos para a nova receita.

Se tudo estiver de acordo com o esperado, o produto em fase de teste vai para públicos selecionados. Esta é uma das fases mais importantes.

Porque o teste do público real é tão importante?

Tudo está certo: produção programada, insumos adquiridos, estoque cheio e distribuição precisa. Seu produto, então, fica parado nos pontos de venda porque, simplesmente, tem gosto de morango demais ou a pasta de amendoim é muito doce. Seria uma perda enorme, não?

É por isso que levar as suas amostras (samples) é crucial para o possível sucesso de seu novo lançamento. Esta atitude evita prejuízos pela falta de cuidado e ainda te ajuda a identificar quais são as questões a serem solucionadas para que seu produto seja mais aceito pelos consumidores.

Como e onde fazer testes de público

Existem empresas especializadas em pesquisas como estas, mas caso não seja um investimento válido, você mesmo pode buscar alguns promotores e realizar a sua operação de testes.

Para começar, selecione alguns grupos que podem ser um potencial público para seu produto. Com essas informações, é simples: vá atrás deles.

Não pense em fazer como os promotores de vendas de alguns anos atrás. Pessoas paradas entre as gôndolas do supermercado não são uma boa ideia na correria da vida atual. Busque os locais em que você pode ser visto sem atrapalhar seus clientes.

No caso dos jovens, a saída da escola ou da faculdade ou até mesmo tentar uma parceria com baladas, bares e outros estabelecimentos pode ser uma boa ideia.

Eles devem ser estimulados a consumir e dar sua opinião (você pode conseguir isso mais facilmente com brindes em troca de insights, por exemplo) para que o teste seja construtivo e eficiente.

Se depois disso a satisfação do cliente for total, daí sim vale a pena! Caso contrário, reavalie os principais defeitos apontados e volte para a viabilização. De repente este realmente não seja uma boa oportunidade de negócio, mas outras virão!

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