Quero Comprar Uma Empresa em Funcionamento — Veja os 5 Passos

quero comprar uma empresa em funcionamento

Iniciar um negócio não uma das tarefas mais simples, certo?  Mas se você anda pensando na possibilidade, e está com a seguinte dúvida: será que quero comprar uma empresa em funcionamento ou é melhor inciar uma do começo? Quais são as vantagens e desvantagens do negócio?

Se você ficou interessado no assunto,  confira as dicas neste artigo!

Quero comprar uma empresa em funcionamento? Entenda as vantagens e desvantagens

Como foi dito, iniciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, é necessário foco, paciência e uma boa porcentagem de coragem para investir em um negócio do zero.

Obviamente que, dependendo do tipo de empreendimento, é fato que são grandes as chances de excelente alcançar uma excelente lucratividade, porém, na maioria dos casos, é necessário uma análise prévia para entender se o investimento vale mesmo a pena. Nesse ponto, entra a questão de adquirir negócios já em atividade.

Vantagens

Se surgiu a chance de adquirir uma empresa pronta, em total funcionamento, com equipamentos a pleno vapor, funcionários treinados e uma boa cartela de clientes fiés, é provável que adquirir o negócio seja uma boa alternativa, não?

Afinal, pense nos custos de abrir um empreendimento do inicio, os custos com a construção do espaço físico, contratação de funcionários, treinamento, fora isso, ainda é necessário desenvolver estratégias que auxiliem na captação de clientes. Ou seja, sem dúvidas, empreender do zero não é nada fácil!

CLIQUE e baixe o ebook!

Portanto, se você tomar a decisão de: quero comprar uma empresa funcionamento, é provável que o trabalho e o investimento para ajustá-la as suas necessidades seja inferior ao iniciar o processo de abertura de uma nova.

Desvantagens

Porém, obviamente, existem algumas desvantagens em adquirir uma empresa em pleno funcionamento. Por exemplo, é possível que a administração passada tenha deixado alguns vícios que prejudicam o sucesso do negócio.

Outro aspecto é como o empreendimento é visto pelos clientes, em alguns casos, é interessante ter um esforço de transformar a imagem de maneira mais positiva. Não podemos deixar de citar também alguns problemas financeiros que podem existir.

Mas afinal, como comprar uma empresa em funcionamento?

Para iniciar o processo de compra de um empreendimento que já existe, é interessante observar alguns fatores para prevenir qualquer tipo de arrependimento futuro.

Veja alguns passos:

1.Faça uma investigação completa

O primeiro passo a ser tomado é uma investigação completa sobre o histórico da empresa. Estude o mercado em que ela está inserida, quais são seus principais concorrentes e público-alvo.

É interessante visitar o local e observar a dinâmica de trabalho, entender a opinião dos clientes e conseguir mapear um perfil do empreendimento.

2. Análise a situação financeira do negócio

Obviamente, antes de comprar uma empresa em funcionamento, é essencial analisar a situação financeira do negócio. Faça perguntas como: a empresa possui dívidas? Foram realizados empréstimos?

Entenda também a lucratividade média do empreendimento e qual o custo com fornecedores, manutenção do local e com o pagamento dos funcionários. Ter a clareza nessas informações é essencial para desenvolver uma organização do orçamento do seu futuro negócio.

3. Revise as declarações de imposto de renda

Ainda entrando na análise administrativa, observe todas as declarações de imposto de renda da empresa. Se for necessário, busque ajuda profissional para conseguir compreender se o negócio está com as contas em dia com a justiça. Assim, problemas posteriores são evitados, certo?

4. Análise a situação dos funcionários

Outro fator necessário é realizar um mapeamento da situação de todos os funcionários que atuam na empresa. Questione se existem processos trabalhistas contra o negócio, procure saber se todos estão devidamente registrados e trabalho conforme as leis trabalhistas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

5. Busque por uma ajuda profissional

Não é fácil realizar uma análise completa sobre uma empresa em funcionamento, alguns aspectos costumam ser bem burocráticos. Portanto, é possível que você precise da ajuda de uma profissional para conseguir realizar um estudo mais profundo sobre o negócio que pretende adquirir.

Agora que você já tem mais certeza para decidir se vale ou não comprar uma empresa em funcionamento, aproveite para continuar conferindo outros conteúdos do Ignição Digital!

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *