Qual é o Verdadeiro Significado de Resiliente?

conheça o verdadeiro significado da palavra resiliente

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que conquistou sucesso por ser resiliente. O termo vem sendo usado por profissionais de diferentes áreas de atuação e pode ser levado como característica para a vida pessoal, porque significa que se pode superar obstáculos e problemas sem entrar em conflitos internos.

Apesar disso, nem todo mundo conhece o verdadeiro significado da palavra. Ao longo deste artigo você aprenderá:

  • o significado de resiliente;
  • o significado da resiliência no meio profissional;
  • como ser resiliente no trabalho.

Significado de resiliente

No dicionário, resiliência significa elasticidade, usada para que corpos deformados voltem ao estado original ou ainda como a capacidade de rápida adaptação e recuperação. Ou seja, o termo que utilizamos no dia a dia é, na verdade, emprestado da física.

Do latim resiliens, a palavra era usada para denominar algo que “ricocheteava ou pulava de volta”. Porém, no grego também temos origens de palavras com o mesmo significado, como kouphós e hygrós, que significam, respectivamente, luz que se reflete e aquilo que se dobra.

Atualmente, resiliente é um adjetivo usado para seres que apresentam o poder da resiliência, frequentemente associado à elasticidade ou à adaptabilidade às mais diferentes e novas situações da vida.

O termo também é adotado por órgãos ambientais, além das áreas da psicologia e administração. A última é a que mais nos interessa, pois vamos entrar no mérito dos profissionais resilientes.

É importante lembrar que um verdadeiro empreendedor precisa ser um profissional com resiliência, já que alguns obstáculos precisarão ser vencidos ao longo do caminho, e é sobre isso que trataremos a seguir.

O significado de resiliente no ambiente profissional

O profissional resiliente é aquele que se adapta a qualquer adversidade profissional, seja uma meta elevada, pressão externa, estresse, clientes difíceis, prazos curtos, tensão, etc.

Muito mais do que se adaptar, ele toma para si as dores do negócio e usa decisões pautadas em sua resiliência, pois conta com fatores como otimismo, empatia, controle de impulsos e emoções, análise do ambiente como um todo e não apenas com sua própria ótica, entre outros.

O profissional resiliente minimiza os problemas e foca nas soluções e, por isso, a resiliência é uma característica extremamente necessária para ser um empreendedor de sucesso.

Como incentivar a resiliência no ambiente profissional?

Muitos se perguntam: “a resiliência pode ser trabalhada ou eu já nasci com ela?”.

Há pessoas que já nascem com uma natureza resiliente, mas a maioria precisa trabalhar para conseguir alcançar de maneira plena essa característica.

Vamos imaginar um cenário um pouco crítico para entender como incentivar a resiliência.

Diante de uma crise, seja financeira, pessoal ou profissional, qual é a tomada de decisão ideal? Enfrentar e tirar proveitos das dificuldades ou reclamar e fugir?

Claro, encarar os problemas é necessário, pois ao fugir, eles não deixarão de existir e você terá que lidar com eles mais cedo ou mais tarde.

Ambientes profissionais sem pessoas resilientes tendem a entrar em colapso quando há grandes adversidades, sendo que, até mesmo mudanças positivas, podem causar problemas. Por isso, listamos algumas ações para tornar um indivíduo resiliente:

Dessa maneira, é possível identificar focos negativos no seu negócio e trabalhar em prol da melhoria de todos.

 Conclusão

Ter pessoas resilientes, que se adaptam às mudanças no ambiente de trabalho é fundamental. Dessa forma, é possível criar ambientes mais saudáveis e evitar que haja colapso na organização.

Para ler mais artigos como esse continue acompanhando o blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O Mundo FL é um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios ao longo de 2021. Garanta seu ingresso agora mesmo!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

2 thoughts on “Qual é o Verdadeiro Significado de Resiliente?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *