Diferença Entre Publicidade e Propaganda

Diferença Entre Publicidade e Propaganda

A confusão entre o conceito de publicidade e propaganda não é de hoje. Muitos profissionais da área do marketing, bem como os estudantes do curso de comunicação também costumam julgar que as palavras têm o mesmo significado. Ambas, porém, devem ser analisadas sob aspectos da etimologia, conteúdo e forma. Para sanar todas as dúvidas de uma vez por todas, o post de hoje falará sobre a diferença entre publicidade e propaganda. Leia até o fim para nunca mais errar os termos!

Definição de publicidade

Antes de falar sobre a diferença entre publicidade e propaganda, é importante definir os dois termos. Comecemos pela publicidade. Com ou sem fins lucrativos, a publicidade é voltada para a comunicação comercial. Do latim “publicus”, a publicidade é uma maneira de tornar pública alguma coisa. Ela faz uso dos meios de comunicação para chamar a atenção e se comunicar com o público.

Por ser um recurso da mídia, a publicidade é também muito estruturada e organizada, por isso, pode ser difundida por diversos meios de comunicação, entre eles: rádio, televisão, revistas e jornais.

Quando uma personalidade está constantemente na mídia, por exemplo, dá-se o nome desse fenômeno de publicidade.

Definição de propaganda

A palavra vem de “propagar”, multiplicar, no sentido de comunicação. Ou seja, podemos entender a propaganda como forma de estender de forma ampla a comunicação independentemente do objetivo: ideia, crença, propaganda comercial, etc.

A propaganda é um instrumento usado para a persuasão de ideias podendo ser ideológica ou não. Ela é praticada pela liberdade de expressão do emissor e sua principal função é anunciar sobre a existência de um problema, qualidade de um produto, iminência de um tema, etc.

[E-BOOK] GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL

Descubra aqui Como Usar a Internet para Alavancar suas Vendas ou Criar um Negócio Digital 100% do Zero

Insira seu email e receba o ebook:

Entenda melhor a diferença entre publicidade e propaganda

Para entendermos melhor a diferença entre publicidade e propaganda, veja as principais características de ambos os termos:

Publicidade

A publicidade não é gratuita, de modo que é paga pelos promovedores pelos meios de comunicação e recursos utilizados, é dirigida aos públicos e tem fins comerciais e prega alguns valores primordiais: conforto, saúde, bem-estar, beleza, qualidade de vida e tudo o mais que envolva a impulsão do consumo.

Propaganda

Ao contrário da publicidade, a propaganda é gratuita, assim como as propagandas políticas. Além disso, é ideológica, pois permite que o conteúdo seja dirigido com valores morais, religiosos, de crenças, culturais, etc. A principal intenção da propaganda é a busca pela sensibilidade, informação, alerta e anúncios sobre políticas, ideologias, etc.

Sendo assim, podemos definir que a publicidade é parte do marketing e mídia e é também uma parte da propaganda, tudo dependerá do canal ou meio utilizado em que será divulgada a publicidade.

Agora que você já sabe a diferença entre publicidade e propaganda, continue acompanhando o portal Ignição Digital. Para ficar sempre por dentro dos principais assuntos do Marketing Digital, assine a newsletter!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *