Como Fazer Pareceria com Lojas no Instagram e Ter um Perfil Atrativo?

como fazer parcerias com lojas no instagram

Cada vez mais as redes sociais tem sido utilizadas como ferramentas para gerar divulgação, vendas e lucratividade por diversas marcas. Afinal, o público passou a buscar e a preferir ter acesso a conteúdos que estimulem um relacionamento mais natural com as empresas. Nesse sentido, com o intuito de obter bons resultados e conseguir mais engajamento nas redes, é importante saber como fazer parcerias com lojas no Instagram.

A obtenção de um parceiro deve ser benéfico para os dois lados, pois possibilita a integração entre as duas audiências. Quer saber como aplicar estratégias para conseguir boas parcerias? No artigo você vai ver:

  • – como começar uma estratégia no Instagram;
  • – por que é interessante ter destaque no Instagram;
  • – dicas de como fazer parcerias com lojas no Instagram.

Como começar uma estratégia no Instagram?

Antes de buscar como fazer parcerias com lojas no Instagram, é essencial que alguns fatores já estejam concretizados no seu perfil. Caso contrário, dificilmente será possível uma relação de parceira com uma marca.

Um dos fatores mais importantes, para começar, é saber quem é o seu público-alvo. Ou seja, o perfil consumidor que mais acessa a sua conta. Sabendo disso ficará mais fácil direcionar a que loja você pode fazer parcerias.

Para ter acesso a essa informação, em contas comerciais, o Instagram disponibiliza o número de pessoas que visitaram seu perfil, fica entre o nome de usuário e a foto da pessoa. Porém, só é possível ver quantas visitas teve e não quem visitou.

Outro ponto extremamente importante que deve ser considerado é o conteúdo. Afinal, ele é produzido de qualidade ou não? Existe uma preocupação com o que é publicado?

Além da qualidade das postagens, é importante também considerar a frequência que há publicações no seu perfil, uma vez que não vale passar muito tempo sem alimentar o feed, pois quanto menos publicações são feitas, o engajamento tende a cair.

Por que é interessante ter destaque no Instagram?

O Instagram já é uma das principais redes sociais do mundo. Uma pesquisa da Hootsuite, em janeiro de 2019, mostrou que essa mídia ocupava o quarto lugar do ranking no Brasil, com 71% de utilização. O YouTube, o Facebook e o Whatsapp estavam na frente.

Em julho de 2020, o Instagram atingiu sua marca de 1 bilhão de usuários ativos no país, o que mostra como essa rede tem sido utilizada com frequência.

Sabendo desses dados, ainda acha que não é interessante usá-la na sua estratégia? Para atingir um público-alvo, além da frequência em publicações no feed, é possível:

  • – fazer anúncios patrocinados no Insta Ads;
  • – compartilhar produtos no Instagram Shopping;
  • – gravar IGTVs;
  • – interagir nos stories, com enquetes e perguntas.

Dependendo do seu público, uma dessas ações é mais assertiva do que outra. Teste e experimente!

Em 2017, as publicações no feed eram a forma que as marcas mais interagiam com seu público consumidor, com 83% das publicações. Já os conteúdos em vídeos, tinham um percentual de 9%, segundo o estudo da Metricool.

4 dicas de como fazer parcerias com lojas no Instagram

Com o conteúdo alinhado ao seu público-alvo, planejado e publicado com uma frequência, algumas dicas poderão impulsionar a concretização de parcerias com lojas no Instagram. Veja como:

1.Pesquisa e estudo de perfis

Antes de selecionar e oferecer uma parceria com algum perfil, é essencial pesquisar e estudar as características do usuário e/ou marca. Sem um estudo apurado, a obtenção de resultados ficará mais comprometida, principalmente se você não conhece qual tipo de conteúdo é publicado, quais são os valores do proprietário do perfil e diversos outros aspectos que podem comprometer o relacionamento com a sua audiência e impactar em seu engajamento.

2.Conteúdos relacionados

É importante que, ao oferecer uma parceria, o relacionamento seja proveitoso para ambos os lados. Afinal, esse é o intuito da relação, certo? Para conseguir um envolvimento proveitoso é essencial que os conteúdos produzidos pelos perfis apresentem algum tipo de relação e de, alguma forma, as audiências se interliguem.

Por exemplo, se você publica conteúdos sobre moda e maquiagem, não faz muito sentido pensar em uma parceria com uma loja de suplementos. Porém, ao buscar por um perfil que realize vendas on-line de roupas, é provável que os resultados obtidos com as publicações sejam bem mais significativos.

3.Análise de métricas

Outra dica de como fazer parcerias com lojas no Instagram é analisar dados e métricas. Com a obtenção do perfil comercial, é possível utilizar os dados para realizar uma análise apurada da sua audiência e conseguir definir um público-alvo que mediará a produção do conteúdo.

Ao oferecer uma parceria com alguma empresa, a apresentação de números com os dados referentes ao seu engajamento, quantidade de curtidas médias por postagem e dados sobre a audiência possibilita que seja agregado valor ao seu trabalho. A organização de todas as informações métricas do seu perfil deve compor um Mídia Kit.

4.Social Rack

E se você ainda não encontrou um perfil ideal para oferecer uma proposta de parceria, sem dúvidas, o Social Rack poderá te ajudar nessa tarefa. Com a ferramenta é possível encontrar os perfis mais influentes que seguem você e que apresentam a maior taxa de engajamento.

Com essas informações, fica mais simples selecionar e categorizar potenciais parceiros.

Conclusão

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Sua importância para marcas, principalmente no Brasil, é tanta que essa mídia já atingiu 1 bilhão de usuários ativos.

Para fazer estratégias assertivas, é necessário conhecer, de fato, o público que acessa seus conteúdos, uma vez que ficara mais fácil fechar parcerias com lojas no Instagram. Fazer uso de ações, como analisar métricas e estudar perfis, por exemplo, é uma ótima forma de atingir sucesso na rede social.

Este conteúdo foi útil para você? Comente e compartilhe! Aproveite também para conferir conteúdos relacionados sobre marketing nas redes sociais e acompanhe sempre os conteúdos do Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

10 thoughts on “Como Fazer Pareceria com Lojas no Instagram e Ter um Perfil Atrativo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *