Por Que é Importante Investir Na Presença Digital Da Sua Empresa?

Por Que é Importante Investir Na Presença Digital Da Sua Empresa

Atualmente, ter uma presença digital é indispensável. O uso da internet vem crescendo cada vez mais e as pessoas passam a realizar de tudo navegando pelas páginas da web — desde pesquisas sobre notícias até a busca de produtos e os melhores preços. 

Por isso, ao estar na internet, você consegue conquistar novos clientes, fidelizá-los, aumentar seu alcance e tudo isso sem precisar gastar muito! 

Neste artigo, você verá:

  • • o que é estar presente no meio virtual;
  • • para que serve a presença digital;
  • • como ter essa presença na web.

O que é estar presente no meio virtual?

Quando falamos sobre ter uma presença digital, significa que você precisa criar perfis da sua empresa ou marca dentro das plataformas da internet. Ou seja, ter um site institucional e estar no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn e outras redes sociais. 

Porém, mais do que isso, não basta apenas criar essas páginas e simplesmente abandoná-las. Você deve alimentá-las com conteúdo e informações relevantes para que as pessoas encontrem você, gostem da sua marca, criem uma conexão e convertam, comprando seus serviços e produtos

Presença digital — empresas na internet

Para que serve a presença digital?

A presença digital serve para você ser visto na web, ter seu trabalho divulgado em um meio de rápido impacto e pouco custo. 

A forma como as coisas viralizam na internet é interessante, pois, com pouco tempo e pouco esforço, você pode atingir uma gama maior de pessoas. 

Além disso, esses potenciais clientes podem ser bem qualificados, uma vez que, com a internet. é possível conhecer dados sobre o perfil do seu público ideal e voltar seus esforços pensando em conteúdos para eles.

Isso sem falar na possibilidade da criação de anúncios impulsionados, nos quais você paga bem menos para anunciar do que em mídias como TV e rádio, por exemplo, e pode encontrar mais pessoas e segmentar as campanhas para a sua persona — escolhendo idade, sexo, profissão, interesses, renda, etc. 

Como ter essa presença na web

 O primeiro passo para ter essa presença virtual é criando um site institucional

Com ele, você tem a chance de falar sobre o seu negócio, passar as informações sobre quem você é, o que oferece, seus meios de contato (telefone, e-mail, endereço) e até mesmo vender on-line. 

Ele vai passar credibilidade ao público e ajudará você a ganhar mais visibilidade.

Depois, você deve começar a criar os perfis nas redes sociais. Para isso, veja as informações que você tem dos seus clientes, faça pesquisas na loja física e implemente o Google Analytics no seu site. 

Com essa ferramenta, você terá os dados de quem acessa o domínio, quais são as ações que realizam por lá, quanto tempo ficam navegando pelas páginas, qual a faixa etária dos visitantes, etc. 

Assim, é possível mapear as informações e desenhar ainda melhor qual é o seu público-alvo. 

Com isso bem definido, escolha quais serão suas mídias sociais. Por exemplo, o LinkedIn é bem profissional, voltado mais para relações entre empresas. Caso você venda produtos infantis, como mamadeiras, roupinhas e outros, pode ser que essa plataforma não seja a mais ideal. 

Ainda assim, é importante ter uma página para que pessoas interessadas possam te achar, como empresas em busca de fazer parcerias ou pessoas interessadas em trabalhar na sua companhia. 

O Facebook e o Instagram são os perfis que mais ganham destaque. Porém, lembre-se de que é preciso sempre ter uma periodicidade. Isso significa que você não pode criar três posts hoje e amanhã não postar nenhum. 

Divida o esforço e poste, pelo menos, uma vez todos os dias. 

Além disso, use e abuse dos recursos: faça stories, crie enquetes e votações, use filtros, explore a aba voltada para a venda de produtos (no Instagram é o Instagram Shopping, já no Face é o Marketplace, por exemplo), crie hashtags, etc.

Consolidando sua agenda de postagens, você deve também interagir com o público. Responda comentários, faça posts interativos, use os chats das plataformas, crie grupos e seja sempre solícito com os seus seguidores. 

Entender de gestão de redes sociais é bem importante nesse momento! 

Após isso, uma estratégia que não pode ser deixada de lado é a criação de anúncios. Os anúncios pagos acabam reforçando o marketing da sua empresa e encontrando pessoas altamente qualificadas. 

Você pode também ir atrás de influencers para fazer posts pagos e ajudar a divulgar ainda mais sua marca! 

Aos poucos, sua rede de clientes irá crescer e você poderá explorar cada vez mais esse mundo de possibilidades que é a internet!

Conclusão

Você entendeu por que é importante investir na presença digital de sua empresa, compreendendo que é necessário ter um site e criar perfis nas redes sociais que mais combinam com o seu público. 

A presença na web serve para divulgar sua marca, produtos e serviços, ganhar mais visibilidade, credibilidade, alcançar novos clientes e mais qualificados. 

Neste artigo, você viu como criar essa presença digital com dicas de publicação, escolha de canais e criação de anúncios. 

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