O Que Não Pode Faltar no Orçamento Anual de Uma Empresa?

orçamento anual

O orçamento anual de uma empresa, geralmente, é feito nos últimos meses do ano, entre novembro e dezembro. É imprescindível que no documento tenha informações sobre as despesas e a receita referente ao ano em questão. O principal objetivo para fazer esse tipo de análise é auxiliar nas tomadas de decisões futuras, possibilitando um plano de negócio mais sólido para o ano seguinte. 

Hoje você verá:

  • o que é orçamento empresarial;
  • qual a necessidade do orçamento anual;
  • ferramentas auxiliares para traçar uma boa saúde financeira.

O que é o orçamento empresarial?

O orçamento anual ou empresarial nada mais é do que uma ferramenta que contém informações precisas sobre um negócio. 

É possível encontrar todos os detalhes financeiros de despesas, tributos e receitas em relação à um determinado período de tempo — comumente é um total de 12 meses, um ano.

Podemos entender, então, que esse documento não se baseia em dados muito antigos e de períodos passados, pois a cada ano, a situação da empresa pode mudar, assim como objetivos, metas e perspectivas de mercado.

A análise serve como base para eventuais estratégias do negócio que podem ser de curto, médio ou longo prazo. 

Além disso, várias áreas internas podem utilizar a avaliação para melhorar seus processos. Por exemplo, o RH consegue medir a taxa de crescimento operacional em relação às novas contratações feitas dentro de um ano ou o quanto gastou com turnover.

Geralmente, o seu orçamento apresentará informações, como:

  • despesas gerais;
  • receita mensal e anual;
  • investimentos totais;
  • possíveis empréstimos;
  • fluxo de caixa;
  • ativos e passivos;
  • custos de produção.

Qual a necessidade de fazer o orçamento anual?

Saber o que entra e o que sai de uma empresa é primordial para a saúde financeira do negócio. Porém, mais do que isso, com o orçamento anual é possível enxergar a possibilidade de corrigir erros passados e planejar novas oportunidades para o futuro. 

Entre as vantagens que a ferramenta de análise pode trazer ao seu negócio estão:

  • visão estratégica de vendas;
  • possibilidade de corte de gastos;
  • oportunidades de novos desafios;
  • volume de vendas;
  • entendimento de sazonalidade de produtos/serviços;
  • correção de processos;
  • entre outros. 

Pode ser que logo nos primeiros anos não seja possível enxergar grandes possibilidades de crescimento e investimento, por exemplo. Mas não se preocupe! Com o passar dos anos é provável que o negócio apresente evoluções e, com isso, você crie planos para melhorias e estabilidades.

Complemente a saúde financeira da sua empresa com 2 dicas

Você já sabe que o orçamento anual projeta ações posteriores com base em análises de um ano. 

Para fazer o documento e coletar todas as informações necessárias, sem deixar nenhum acontecimento de fora, é essencial saber detalhar e construir um relatório completo e pontual, que atinja diferentes setores e cenários internos. 

Por isso, para garantir o sucesso futuro da sua empresa, complemente o orçamento anual com:

Plano de ação

Depois de ter o diagnóstico anual em mãos, chegou a hora de estabelecer quais serão seus objetivos e metas para o ano subsequente.

Lembre-se apenas de manter os pés no chão e não planejar nada além do seu alcance. Dessa forma, você evita desapontamentos e frustrações futuras.

Imagine que a sua meta de vendas para esse ano seja subir em 200%. É possível atingir esse número? O que será preciso para isso, ou seja, qual será o plano de ação

Tenha tudo isso bem definido no relatório.

Com o seu plano de negócio, você já pode definir o que poderá ser cortado da empresa. Quais foram os processos ou situações que não deram certo? Vale a pena repetir? 

Veja todos os investimentos que geraram bons frutos e não tenha medo de fazer cortes coerentes em relação aos seus últimos 12 meses. A saúde do seu negócio depende de uma boa estrutura! 

Ferramenta de gestão

Você até pode contar com o auxílio apenas do seu contador, mas para garantir que nenhuma informação passe batida é necessário ferramentas mais precisas e complementares, como os softwares de gestão de negócios

Com a tecnologia, hoje em dia, é muito mais fácil automatizar os processos de controle de gastos e fluxo de caixa, por exemplo. Além de simplificar, agiliza o controle dos resultados no dia a dia e contribui para uma tomada de decisão mais  analítica. 

Conclusão

Você viu o que é e qual a real importância do orçamento anual de uma empresa. Compreendeu os pontos que precisam ser abordados na análise e para o quê eles contribuem. Além disso, aprendeu a elaborar planos futuros mais completos com três dicas simples. 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe nos comentários! Para mais assuntos assim, continue acompanhando os artigos do blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *