Saiba Como Fazer o Cálculo Turnover e Mudar a Realidade da Sua Empresa

saiba como fazer o cálculo turnover

Saber fazer o cálculo turnover é essencial para conseguir entender a realidade de uma empresa. Afinal, se os colaboradores não conseguem permanecer por muito tempo, é necessário entender o motivo que explique essa realidade.

Algumas métricas são essenciais para uma boa gestão de RH, medir e avaliar a visão interna dos funcionários da empresa.  Antes de fazer o cálculo do valor e entender quais as melhorias necessárias para a instituição.

Se você quer saber como realizar o cálculo e conseguir compreender o clima institucional, confira este artigo completo!

Entenda o que é o turnover

Resumidamente, o turnover pode ser definido como uma taxa frequentemente utilizada pela área de Recursos Humanos de uma empresa. Essa métrica pretende medir a rotatividade empresarial de uma instituição, ou seja, com qual frequência entram e saem os funcionários.

Ter esses dados em mãos é importante para que o RH consiga visualizar a realidade corporativa empresarial e de nque forma, altas taxas do indicativo estejam prejudicando os níveis de produtividade e qualidade de serviço da instituição.

É fato que as mudanças constantes no time podem gerar consequências em curto, médio e longo prazo.

Mas afinal, como obter esse dado e analisar se ele representa uma taxa elevada ou não?

Veja um método simples de encontrar a resposta:

Aprenda como fazer o cálculo turnover

CLIQUE e baixe o ebook!

Não é difícil conseguir encontrar a taxa que representa a proporção de entrada e saída dos funcionários de uma empresa. A principal fórmula possibilita obter tanto a quantidade de desligamentos, como também de entrada de pessoas. Para conseguir encontra-lo, é necessário:

1. Some o número de funcionários admitidos +número de desligamentos;

2.Divida o valor obtido por dois;

3. Em seguida, faça a divisão do valor por 100 e encontre o percentual correspondente.

Como medida de referência, o ideal é que que a taxa esteja abaixo dos 5%.  Caso ultrapasse muito esse valor, é interessante estabelecer estratégias que visem encontrar soluções para o problema.

Dica extra para o cálculo turnover

Uma boa dica para conseguir ter uma visão mais específica de todas as áreas de atuação da empresa, é conseguir segmentar o turnover em setores, departamentos, filiais, níveis e tempo de trabalha. Assim os resultados farão mais sentido e poderão ser aplicadas estratégias de maneiras mais eficientes.

Este artigo foi útil para você? Manter uma boa taxa de turnover é essencial para conseguir manter bons resultados e produtividade de uma empresa. Além é claro, da necessidade de manter um clima organizacional saudável, o qual gera o engajamento dos colaboradores.

Aproveite para conferir mais conteúdos do Ignição Digital e aproveita para conferir algumas dicas de endomarketing para engajar a sua equipe de maneira efetiva!

 

 

 

 

 

 

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

 

 

 

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *