O Que é Trilha do Conhecimento e Por Que é Importante?

saiba o que é a trilha do conhecimento

A trilha do conhecimento consiste em uma série de ações de desenvolvimento e aprimoramento profissional. Ela traz diversas vantagens, como aumentar a visão do colaborador sobre as competências necessárias, estimular o aprimoramento e proporcionar um ambiente empresarial de melhoria contínua.

Esses momentos de compartilhamento de informações são essenciais para as empresas e os profissionais. Por essa razão, há cada vez mais organizações apostando nessa ações.

Neste artigo você irá saber:

• o que é a trilha do conhecimento;
• vantagens da trilha;
• quais são os melhores métodos de ensino.

O que é uma trilha do conhecimento?

Uma trilha de conhecimento é um verdadeiro caminho que o profissional deve percorrer até atingir uma habilidade ou competência específica. Isso é feito por meio de processos e não de uma só vez, para que o aprendizado seja efetivo.

Em outras palavras, em vez do gestor dar uma palestra para os colaboradores, ele pode compartilhar conceitos teóricos e técnicos durante vários dias. Dessa forma, a equipe conseguirá absorver melhor os conteúdos e aplicá-los no dia a dia do trabalho.

As trilhas de conhecimento foram criadas para que as empresas possam desenvolver os funcionários. Afinal, o aprendizado não termina no momento da contratação. É importante para a organização e para o próprio profissional que o aprimoramento seja contínuo.

Quais são as vantagens da trilha do conhecimento para as empresas?

Estruturar os conteúdos no formato de trilha do conhecimento pode trazer muitos benefícios para as empresas. Confira!

Aprendizado constante

Um dos aspectos positivos que a trilha proporciona é o incentivo ao aprimoramento constante. Como o mercado está sempre se atualizando e se adaptando às novas demandas, os profissionais precisam acompanhar essa tendência.

Quando a organização possui uma jornada de aprendizado definida, isso é facilitado. A cultura organizacional passa a incluir o desenvolvimento individual como um dos valores e, assim, todos se preparam juntos.

Desenvolvimento de habilidades

É muito difícil as empresas contratarem profissionais com todas as competências e habilidades desejadas. Há situações em que elas optam por indivíduos que têm bastante conhecimento técnico, mas que ainda não desenvolveram espírito de liderança, por exemplo.

Nesse caso, quando o profissional fizer parte da organização, ele poderá aprender e desenvolver as capacidades que lhe faltam.

Engajamento

Diferentemente de cursos teóricos, as trilhas do conhecimento envolvem atividades e tarefas práticas, o que ajuda na absorção do conteúdo. Por essa razão, essa jornada é vista com mais entusiasmo e engajamento pela equipe.

Além disso, é relevante notar que, para grande parte dos profissionais, o aprendizado é tão importante quanto o salário. Ou seja, as empresas que investem na equipe conseguem reter melhor os talentos.

Quais são os melhores métodos de ensino para adquirir conhecimento?

Há diversos métodos e estratégias que podem ser adotadas dentro de uma trilha do conhecimento. O importante é que a empresa não se restrinja a um modelo, até porque cada pessoa tem facilidade para aprender de uma forma.

Combinação de formatos

Por se tratar de uma capacitação dinâmica, é importante utilizar vários recursos para que os profissionais assimilem os conteúdos. Vale recorrer a materiais escritos, áudios, vídeos e lições práticas.

Jogos

Promover jogos e dinâmicas também é uma forma de aprender, mas de maneira divertida e leve. Nesse sentido, é possível realizar exercícios de fixação e até promover a competitividade para que todos se desafiem a absorver mais conteúdo.

Progresso das metas

Como a trilha do conhecimento segue um processo, é necessário que cada aprendizado esteja ancorado ao anterior. Ou seja, as informações não são transmitidas de forma totalmente independentes.

Para passar para um novo módulo, o profissional precisa comprovar que absorveu o que viu anteriormente. Isso pode ser feito por exercícios e, principalmente, na aplicação prática.

Imagine que a jornada esteja relacionada a aprimorar as apresentações, por exemplo. Só será possível aprender como montar vídeos e planilhas avançados depois que alguns conceitos tiverem sido aprendidos.

Conclusão

A trilha do conhecimento é muito importante para as empresas, pois permite treinar e ensinar aos profissionais novas habilidades. Assim, a organização se mantém atualizada no mercado e se destaca da concorrência.

Para fazer essa jornada, é interessante investir em várias ferramentas e recursos, afinal, cada pessoa aprende de um jeito. São exemplos de métodos para a trilha: vídeos, materiais escritos e até jogos.

Quer saber mais sobre como a sua empresa pode desenvolver talentos e manter as equipes engajadas? Continue acompanhando os conteúdos da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Fórmula de Lançamento. A FL é para você que quer alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do absoluto zero que seja capaz de fazer um faturamento de 6 dígitos em 7 dias.

AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM LOGO!

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *