Conheça os Dez Mandamentos do Marketing Pessoal

saiba quais são os dez mandamentos do marketing

Você já ouviu falar sobre os dez mandamentos do marketing pessoal? Essa ação engloba diversas estratégias ligadas às qualificações pessoais de um profissional e o tornam mais atrativo para as empresas.

Hoje em dia, para conseguir ser bem sucedido no mercado de trabalho é preciso saber como mostrar os seus diferenciais competitivos, ou seja, como se autopromover. É exatamente por isso que você precisa conhecer os mandamentos e saber como aplicá-los da maneira correta para o seu crescimento.

Confira no artigo:

  • – o que é marketing pessoal;
  • – quais são os dez mandamentos.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é uma poderosa ferramenta usada entre os profissionais para alcançar sucesso com suas próprias imagens. Podemos dizer que é a famosa promoção pessoal.

Imagine que em uma entrevista de emprego, o candidato terá que mostrar aos recrutadores porque ele deve ser escolhido e não os seus concorrentes. 

Dessa forma, além das suas qualificações apresentadas no currículo, ele deve se mostrar confiante, expressar o seu valor, sua capacidade de ensinar, aprender e de que forma o conjunto de seus atributos podem ajudar a empresa.

Ou seja, é muito mais do que os seus principais diferenciais técnicos. É a forma como você se mostra ao mercado de trabalho.

Quem estuda o marketing pessoal sabe como se portar de forma ética, empática, íntegra e paciente. 

Ao todo, são dez mandamentos do marketing pessoal para aprender e promover um crescimento pessoal e profissional na sua vida. Conheça-os abaixo:

1. Liderança

O primeiro dos dez mandamentos do marketing pessoal é a capacidade de liderança. Isso não envolve somente ter um cargo de destaque em uma organização, mas, também, a forma como você se porta em relação aos mais diversos acontecimentos. 

Um bom líder é aquele que sabe escutar, planejar, delegar, motivar e influenciar seus colaboradores de forma amigável. 

Businesswoman leader giving presentation explaining team goals at group meeting Free Photo

2. Confiança

A autoconfiança é a palavra-chave para a autopromoção. Isso porque quando você passa confiança às pessoas, elas enxergam em você honestidade e transparência. 

São poucas as pessoas que conseguem despertar a confiança nos outros. Talvez esse seja um dos mandamentos mais difíceis de estimular. 

3. Tenha visão

O terceiro mandamento, tenha visão, significa ter a consciência do porquê você faz as coisas que são passadas e não simplesmente fazê-las por fazer.

Por exemplo, o seu papel dentro da organização é desenvolver planos estratégicos para clientes. Qual é a visão que você tem disso? Ou seja, qual a sua real função? 

Podemos dizer que o seu papel é ajudar os clientes a crescerem e se desenvolverem dentro de um mercado e não simplesmente elaborar planos para que eles executem. 

4. Espírito de equipe

É importante saber que por mais que o seu trabalho seja feito individualmente, todos fazem parte de uma equipe. 

Ajudar o outro quando solicitado ou não, é contribuir para o crescimento pessoal não só seu, mas o de terceiros também.

Group of people working out business plan in an office Free Photo

5. Maturidade

A maturidade é a capacidade de agir de forma coerente e profissional diante das situações. Além disso, não colaborar para as fofocas, brigas e “picuinhas” é uma atitude considerada madura e que torna o ambiente mais agradável.

6. Integridade

De nada adianta ser um profissional incrível em termos técnicos se a sua atitude com os colegas de trabalho não for íntegra. 

Ninguém gosta de alguém que está sempre tentando tirar proveito das situações e passar a perna nos outros. 

7. Disponibilidade

Ser um profissional disponível é diferente de bajulador. Mostre-se aberto para resolver problemas, encontrar soluções mesmo quando você não for solicitado diretamente. 

As empresas gostam daqueles que procuram por resultados independentemente se a solução vai estar certa ou não. 

8. Empatia

Se coloque no lugar do outro! As suas relações interpessoais — com chefes, colegas e outros — precisam ser baseadas em valores e compreensão. Entenda que a sua realidade pode não ser a mesma que a do seu colega e está tudo bem! 

9. Otimismo

Ser um profissional otimista é enxergar possibilidades positivas mesmo em situações adversas. Não seja pessimista e tampouco disfarce que há problemas a serem solucionados. 

O nono dos dez mandamento do marketing pessoal pede que você busque o equilíbrio e saiba dosar a sua capacidade de otimismo. 

10. Paciência

Tudo acontece no seu próprio tempo. Não há como antecipar o futuro e nem mudar o passado. Nós só temos o que aqui e agora. 

Pare de sofrer por antecedência diante das situações. Lembre-se que você já tem tudo o que precisa para alcançar as suas conquistas. 

Businesspeople celebrating success Free Photo

Conclusão

Hoje você viu um pouco dos dez mandamentos do marketing pessoal e com eles podem ser úteis para a sua vida profissional. Viu também as vantagens de ser uma pessoa madura, íntegra, otimista e acima de tudo, confiante. 

Lembre-se, um bom profissional não está limitado apenas ao seu currículo. Ele se importa com a forma que se comunica, fala e se comporta diante aos outros. 

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