Descubra O Que É Market Share

Saiba o que é market share

Você entende tudo sobre o mercado no qual a sua empresa atua? Então, me diga: o que é Market Share e como está o seu? Muitos empreendedores não sabem responder essa questão e é justamente esse o meu papel aqui hoje.

Vou explicar o termo Market Share e fazer você compreender a importância dele para se tornar destaque no seu segmento. Veja!

Afinal, o que é Market Share?

Em tradução livre para o português, podemos dizer que Market Share significa fatia de mercado. Ou seja, é a participação, geralmente em porcentagem, que uma empresa tem dentro do seu campo de atuação.

Para entender melhor o que é Market Share, olhe para o mercado de telefonia no Brasil. Basicamente, há quatro operadoras que disputam espaço no topo desse setor, mas você sabe qual delas tem a maior fatia? É exatamente isso o que o Market Share mostra!

Como o Market Share é calculado

Agora que já sabe o que é Market Share, é importante também saber como calculá-lo. Porém, embora a explicação do termo seja simples, a sua conta é um tanto quanto complexa, pois exige a coleta de vários dados e pode variar bastante.

Como calcular o market share

Para chegar ao seu Market Share é preciso saber o tamanho do mercado em que atua, a abrangência da sua empresa, quem são os seus concorrentes e, ainda, qual o número de vendas do seu produto ou serviço, o seu faturamento ou o número de clientes.

Junto com isso, e dentro da abrangência da sua empresa, você precisa descobrir quanto as pessoas gastam com itens como os que você comercializa, ou seja, quanto os seus concorrentes vendem. Assim conseguirá fazer o cálculo.

Exemplo de cálculo do Market Share

O cálculo do Market Share é basicamente uma conta de porcentagem. Se uma sorveteria vende 500 picolés de chocolate em uma abrangência que consome 1.000, você só precisa pegar o seu número de vendas, multiplicar por 100 e dividir esse resultado pelo total de vendas na região.

Fica assim:
500 X 100 = 50.000
50.000 / 1000 = 50

Logo, o Market Share da sorveteria, quanto à venda de picolés de chocolate, é de 50%. Mas não esqueça que esse cálculo é muito variável e também pode ser feito de outras formas, com outros dados.

Importância do Market Share

Saber o que é Market Share é importante por diversos motivos. Com esse número você consegue:

  1. Ter uma visão ampla e clara do mercado;
  2. Saber qual o tamanho da participação da sua empresa;
  3. Identificar as forças e as dificuldades;
  4. Mensurar a aceitação de um produto ou serviço;
  5. Vislumbrar o quanto deve crescer para dominar o setor;
  6. Verificar o tamanho da sua concorrência.

Porém, mais do que obter esse número, considero crucial que você saiba analisar os dados. Então, estude o seu Market Share constantemente, a fim de verificar as variações e, com base nisso, tomar as melhores decisões para a sua empresa.

Gostou da sacada de hoje sobre o que é Market Share? Pois saiba que há diversas estratégias de marketing que podem te ajudar a aumentar a sua participação no mercado. Conheça também o canal da Ignição Digital no Youtube e descubra quais são elas.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *