Qual a Importância do Market Share?

Conheça a importância do Market Share

É muito comum ouvir empresários falando sobre a fatia de mercado que as suas empresas possuem. Mas você sabia que a importância do Market Share também recai sobre aqueles que estão começando?

Não sei se sua empresa é grande ou pequena, mas sei que sempre é importante ficar atento às participações no mercado em que atua, até mesmo quando você ainda não detém um bom pedaço dele. Veja o porquê!

Panorama do mercado

Conhecer o chão em que se pisa é essencial para não cair. No ramo do empreendedorismo, também é assim e a importância do Market Share está muito ligada a isso.

Os números desse tipo de estudo mostram o tamanho da sua empresa, mas, além disso, mostram também um panorama aprofundado do mercado em que ela atua, sendo possível extrair informações como:

  • os principais concorrentes e os números deles;
  • as variações que acontecem no mercado, ou seja, as trocas de cadeiras no topo;
  • o crescimento da sua empresa comparado a outras.

Logo, saber o que é Market Share e analisá-lo constantemente é um passo fundamental para se manter vivo na competição do capitalismo.

Aceitação de produtos ou serviços

O Market Share também é um ótimo indicador para ver se um produto ou serviço está sendo bem aceito pelo o seu público-alvo, pois é você, empreendedor, que demarca o seu mercado, a concorrência e, inclusive, o tamanho da fatia que considera ideal obter.

Dessa forma, é possível verificar informações mais específicas, com dados de cada produto ou serviço, o que facilita o planejamento estratégico de cada um deles.

Adequação de preços

A diminuição de preços, com a intenção de aumentar o Market Share, costuma ser bem arriscada, já que pode levar a empresa à falência. Mas, em contrapartida, os números dos detentores do mercado podem ajudar uma empresa a mensurar o crescimento da procura por seus produtos e serviços, algo que pode resultar no aumento do preço final.

Auxílio na tomada de decisões: a maior importância do Market Share

Embora o Market Share seja relevante por todos os motivos apresentados, ao meu ver, a maior importância dele está no seu poder de direcionar a tomada de decisões que podem, inclusive, contribuir com o crescimento do negócio.

Como o Market Share pode ser calculado com base no número de vendas dos seus produtos, comparando-os com os dos concorrentes, você pode identificar exatamente quais são as maiores fraquezas da sua empresa, além das maiores forças.

Com tais informações, pode rever suas estratégias de marketing, usar todas as armas que tiver para aumentar a participação da sua empresa no mercado (caso esse seja o objetivo) e, quem sabe, ultrapassar os concorrentes.

Gostou de descobrir a importância do Market Share? Então assine a minha newsletter, ao final desta página, e conheça outras sacadas relevantes para o seu negócio.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *