Intranet Corporativa — O Que É e Benefícios Para a Empresa

intranet corporativa

A intranet corporativa é um canal digital de caráter estratégico dentro das organizações. Com ela é possível aumentar o engajamento entre as equipes, a produtividade, a competitividade, entre outros fatores. 

Vai muito além de um simples portal de comunicação, porém, é preciso fazer com que os colaboradores se sintam motivados para utilizá-lo.

Hoje você vai aprender:

  • – como surgiu e o que é a intranet corporativa;
  • – como usar;
  • – benefícios do sistema;
  • – como ele é capaz de engajar os colaboradores.

Como surgiu e o que é a intranet corporativa?

Foi na década de 1990, com o surgimento da internet, que a intranet corporativa foi criada. No começo, o objetivo era promover um sistema digital que armazenaria documentos e arquivos da organização.

Com o passar do tempo, perceberam que poderiam transformar esse sistema em algo muito maior. O problema de comunicação interna entre os colaboradores, por exemplo, foi um dos motivos para centralizar todo e qualquer tipo de informação em um só espaço. 

Hoje, é possível ter uma comunicação corporativa de qualidade, segura e com um custo-benefício bem vantajoso. 

Portanto, podemos definir que o sistema de intranet nada mais é do que um portal exclusivo das empresas onde são armazenadas informações sobre o negócio com capacidade de promover interação entre todos os colaboradores. 

Como usar o sistema dentro das organizações?

Você já sabe que a intranet corporativa é um sistema restrito às empresas para o compartilhamento de arquivos, certo? Mas sabe como funciona?

Basicamente, todas as empresas que tiverem um serviço web ativado podem ter a intranet corporativa, uma vez que é um sistema utilizado por meio de servidores instalados dentro da empresa em questão. 

Porém, não é necessário que haja conexão entre as duas para que o funcionamento ocorra. Por exemplo, a empresa pode estar sem acesso à internet, mas continuar usando a intranet sem problema nenhum.

Além de ter um ótimo custo-benefício, promove a integração de todos os colaboradores e departamentos da empresa. Ou seja, a gestão integrada.

É possível compartilhar serviços, como agenda eletrônica, caixa de mensagens, páginas web, organizar arquivos em segurança, entre outros. 

Os principais benefícios do sistema

Os principais benefícios da intranet corporativa para dentro das organizações são:

  • – agilidade na produção de tarefas;
  • – aumento da produtividade;
  • – dinamismo entre as informações;
  • – rapidez em encontrar soluções;
  • – comunicação on-line;
  • – centralização digital de informações. 

O sistema de intranet é ideal para todos os tipos de negócios independentemente do seu porte ou segmento. Há três modelos diferentes do sistema, são eles:

Open Source

Chamamos de Open Source (código aberto) a intranet que é desenvolvida pela própria equipe de TI da empresa, ou seja, pelos seus programadores. Ela pode ser criada por meio de plataformas como o WordPress.

A principal vantagem dessa opção é a possibilidade de não pagar por desenvolvedores terceirizados, além da fácil alteração da interface sempre que a empresa achar necessário. 

Sob encomenda

Como o próprio nome já diz, a sob encomenda é feita de acordo com as funcionalidades pedidas e estabelecidas por uma empresa, e ela é realizada do zero! 

Os desenvolvedores farão tudo aquilo que for pedido, porém, uma das principais desvantagens é o tempo de entrega. Uma intranet sob encomenda pode demorar meses até ficar pronta e o custo também é elevado. 

On-line

O sistema on-line é aquele que o acesso é feito diretamente por meio de uma conexão web. As informações podem ser acessadas remotamente sem que o usuário esteja presente no ambiente da empresa.

Além disso, é possível ter um aplicativo de comunicação on-line para ter em dispositivos móveis, como o celular. Por ter design intuitivo, dispensa treinamentos dos colaboradores. 

Qual dessas você acha que é melhor para a sua empresa? Analise-as!

Engajamento de colaboradores — é possível com a intranet?

Ter colaboradores comprometimentos, ativos e inteirados dentro do ambiente organizacional são requisitos básicos para o bom funcionamento de um negócio. 

Porém, como estimulá-los e ainda manter a qualidade de entrega das atividades? 

Como a intranet é um canal dinâmico e com informações centralizadas, é possível que os colaboradores se sintam mais engajados com seu próprio trabalho e questões relacionadas à empresa.

Além de fácil manuseio, deixa a comunicação entre as equipes mais dinâmica e é capaz de estimular a sensação de valorização e pertencimento ao ambiente em que trabalha. 

Conclusão

No artigo de hoje você viu como a intranet corporativa pode facilitar os processos internos de um negócio, seu surgimento e os principais benefícios de ter esse sistema instalado dentro de uma empresa.

Viu também como engajar seus colaboradores a serem motivados e integrados com todos os departamentos e qual modelo de intranet mais se encaixa no seu negócio. 

Gostou? Para mais conteúdos assim, você encontra no blog da Ignição Digital. Acompanhe!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 29 de junho a 03 de julho de 2020, vai acontecer a Jornada 6 em 7 - Ao Vivo. Uma série de 5 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *