Como Anunciar no Facebook — Um Guia Para Iniciantes

Como Anunciar no Facebook — Um Guia Para Iniciantes

A pessoas têm passado cada vez mais tempo nas redes sociais e, para empresas alcançarem o sucesso, é essencial saber como anunciar no Facebook, a maior e mais popular delas. Quem aposta nessa estratégia tem a chance de trabalhar com remarketing, segmentações incrivelmente direcionadas e transformar visitantes em leads e, posteriormente, clientes. 

A cada dia que passa o alcance orgânico do Facebook diminui. Mais empresas criam seus perfis e alimentam suas páginas com conteúdo, mas o espaço disponível na timeline do usuário continua o mesmo. 

Você sabia que, em média, apenas 0,5% dos fãs de uma página recebem as atualizações postadas por ela? Para aumentar a visibilidade dos feeds, a solução é investir anúncios, e é exatamente isso que vamos te ensinar a fazer. 

Ao longo deste artigo você vai aprender:

    • – o que é o Facebook Ads;
    • – passo a passo de como anunciar no Facebook;
    • – dicas para criar bons anúncios;
    • – dicas para criar segmentações.

O que é o Facebook Ads? 

Entender o que é o Facebook Ads é praticamente obrigatório para qualquer um que esteja em busca de desenvolver uma estratégia digital de peso. 

Ele nada mais é do que uma ferramenta de marketing e publicidade que permite que seus usuários criem campanhas e anúncios dentro dessa rede social. 

O Facebook, como maior rede social do mundo atualmente, precisava criar uma forma de possibilitar a veiculação de anúncios dos mais diversos tamanhos, a fim de atingir um determinado público de forma realmente eficiente.  

Em sua essência, ele é bastante parecido com a plataforma de anúncios do Google, o Google Ads (antes conhecido como Google Adwords). 

O mais interessante é que você não precisa ser um especialista em mídia ou performance para conseguir utilizar o Facebook Ads, já que a ferramenta é intuitiva e simples de ser utilizada. 

Como anunciar no Facebook: um passo a passo

Antes de saber como anunciar no Facebook, você precisa entender quais são os formatos disponíveis. O mais interessante sobre essa rede social é que eles criaram uma maneira de integrar os anúncios com as postagens da timeline do usuário, de maneira que eles se camuflam. 

Ou seja, se for feita da maneira certa, a publicação é tão discreta que se mistura com as outras facilmente. 

Hoje, em matéria de formatos, você pode optar por:

  • – anúncios em imagem no feed;
  • – anúncios de vídeos no feed;
  • – anúncios carrossel no feed (várioas imagens diferentes formando uma galeria);
  • – anúncios na coluna à direita do feed;
  • – anúncios em vídeo in-stream.

É preciso compreender quais tipos de anúncios são mais interessantes para a sua estratégia, e a partir daí, colocar a mão na massa.

Aprender como anunciar no Facebook é fácil, veja o passo a passo:

  • 1. acesse o gerenciador de anúncios do Facebook. É lá que você vai concentrar todas as suas ações;
  • 2. escolha a conta que vai utilizar;
  • 3. clique no botão “criar”;
  • 4. uma nova página com todos os objetivos, e é lá que você vai escolher qual o objetivo específico daquela campanha em questão;
  • 5. selecione o objetivo;
  • 6. insira o link de seu site e a campanha estará criada.

Mas, na verdade, o trabalho não termina por aqui, pois você ainda precisa criar o conjunto de anúncios que vão fazer parte daquela campanha.

Depois de criar sua campanha, o Facebook vai te mandar para uma nova página, onde você vai definir qual será o público-alvo, ou seja, quem vai receber aquelas mensagens. Veja:

  • 1. defina o público-alvo;
  • 2. selecione o investimento desejado;
  • 3. escolha as imagens ou vídeos do anúncio;
  • 4. escreva a copy do anúncio;
  • 5. veja o preview e garanta que não há nenhum erro;
  • 6. coloque seus anúncios para rodar!

Pronto! Agora você já sabe como anunciar no Facebook. Porém, para criar campanhas realmente assertivas, você precisa apostar em estratégias de segmentação e atração específicas, e é isso que vamos te ensinar abaixo.

Dicas para criar bons anúncios e segmentações

Você já sabe, na prática, o que fazer para criar anúncios, mas como garantir que aquela estratégia realmente está sendo benéfica para o negócio?

A primeira coisa que você precisa entender é que sempre será preciso realizar testes na plataforma, pois só assim você pode ter certeza do que atinge mais o seu público.

Sempre faça testes A/B com imagens, textos de legenda, textos de banners, segmentações.

Para fazer uma boa segmentação, você precisa conhecer profundamente o seu público. Os dados demográficos são os mais fáceis de serem obtidos com exatidão, como sexo, idade e localidade. Portanto, comece tendo certeza desses tópicos para segmentar seus anúncios.

O mais complexo é selecionar os interesses e o comportamento do seu público. Para isso, primeiro você deve desenhar uma persona.

Pense em uma verdadeira personificação do seu cliente ideal. O que ele faz no dia a dia? Sobre quais assuntos ele gosta de se informar?

A plataforma também permite segmentar por renda familiar, por exemplo, e dezenas de outras opções.

Conclusão

O Facebook é uma plataforma que permite a criação de campanhas complexas que podem trazer resultados realmente expressivos para qualquer negócio, por isso é essencial aprender como anunciar nessa rede social.

Ao longo deste artigo você aprendeu um passo a passo simples e rápido de como anunciar no Facebook, além de algumas dicas sobre segmentação para conseguir atingir os seus objetivos.

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