Aprenda o que é Gestão Integrada e Os Benefícios para sua Empresa

saiba como fazer a gestão integrada da empresa

A gestão integrada é uma forma de manter o controle de todos os processos que acontecem na empresa. Por isso, ela tem como vantagem diminuir a burocracia, padronizar as atividades, permitir a transparência para todos os funcionários, reduzir custos e muito mais. 

Contar com esse gerenciamento na organização pode ser decisivo para o sucesso dos negócios. Por essa razão,  cada vez, os gestores estão começando a adotá-la. 

Neste artigo, você vai saber mais sobre: 

  • o que é a gestão integrada; 
  • vantagens de integrar a gestão;
  • como implementar essa estratégia.

Boa leitura!

O que é a gestão integrada?

Para entender melhor o que é a gestão integrada, basta imaginar o que a falta dela pode ocasionar. Quando uma empresa possui vários setores e processos distintos, as informações se tornam confusas e até os resultados são prejudicados. 

É também por conta dessa falta de integração que parte do trabalho precisa ser refeito. Quando uma área não entende ou não sabe o que a outra está fazendo, as etapas se tornam ineficientes. 

Pensando nesse cenário é que surgiu o conceito de gestão integrada. Ou seja, não é possível mais pensar nos setores organizacionais de maneira independente. Tudo faz parte do negócio e é importante que ele cresça!

Existem no mercado diversos tipos de programas que realizam o gerenciamento geral de uma empresa. Esses sistemas são chamados de ERP (Enterprise Resource Planning). 

Quais são as vantagens de integrar a gestão?

Integrar a gestão  traz inúmeros benefícios para todas as equipes. Veja só: 

  1. visão consolidada dos canais de venda: as empresas que têm o sistema de gestão integrada podem atualizar automaticamente as vendas realizadas. É possível até saber quando uma nova aquisição precisa ser feita para repor o estoque;
  2. otimização do capital de giro: por permitir visualizar melhor os produtos que possui, esse gerenciamento evita uma série de imprevistos que poderiam comprometer o capital de giro. Por exemplo: o gestor pode identificar quando um item está para acabar e não quando já acabou, o que permite fazer a melhor manutenção empresarial;
  3. estratégias para as pessoas: no dia a dia, muitas vezes é difícil observar o que cada um está fazendo. No entanto, quando há um software auxiliando, você pode verificar quais tarefas podem ser automatizadas e, assim, colocar os profissionais em áreas com maior valor; 
  4. diminuição do retrabalho: a gestão integrada elimina a necessidade de fazer a mesma tarefa mais de uma vez. Exemplo: quando uma equipe realiza uma venda, esses dados já são disponibilizados em um sistema e seguem para a área administrativa. Nesse caso, a equipe não precisa preencher mais nada e o cliente percebe a agilidade do processo; 
  5. aumento do lucro: por se tratar de uma forma de melhorar a qualidade do trabalho e tornar o negócio mais competitivo, indiretamente, a gestão também ajuda a aumentar os rendimentos. 

Como implementar essa estratégia?

O primeiro passo para fazer a gestão integrada é levantar todas as informações sobre os processos organizacionais e fazer um planejamento. 

A partir desse momento, os gestores precisam identificar quais políticas e regras serão implementadas para que todos possam seguir. Somente depois disso será possível pensar em como essas etapas serão aplicadas a todos. 

Vale notar que o começo da integração não é tão simples quanto parece. Afinal, é sinônimo de uma nova forma de trabalhar. Para ser melhor para todos, é importante que os gestores promovam reuniões e treinamentos para garantir a adaptação das equipes. 

Por exemplo: se o objetivo for usar uma nova ferramenta, todos deverão saber usá-la. Caso contrário, não haverá a integração de fato. 

No que se refere à tecnologia utilizada, ela irá depender do que a empresa precisa. Existem várias opções no mercado, sendo que cada uma possui algumas funcionalidades específicas. 

Conclusão

Neste artigo, você descobriu o que é a gestão integrada e por que ela é tão importante para as empresas. Sem ela, as equipes podem não compartilhar das mesmas informações, ocasionando processos ineficientes e que geram retrabalhos. 

Para adotar esse gerenciamento, é necessário analisar o cenário da empresa, escolher um software que atende às necessidades do negócio e mostrar para os colaboradores quais serão as mudanças. 

As organizações que adotam essa estratégia tendem a ser mais organizadas, ágeis e até lucrativas. Por esse motivo, vale a pena pensar na gestão integrada para o seu negócio!

A sua empresa é, realmente, integrada? Deixe o seu comentário sobre o que acha desse assunto! Para saber mais sobre empreendedorismo, continue acompanhando a Ignição Digital

Fórmula de Lançamento - Ebook

CURSO DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Descubra como sair do absoluto zero e fazer 100 mil em 7 dias

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *