O que é Uma Matriz de Riscos

matriz de riscos

Gerir uma empresa não é uma tarefa simples, por isso todos precisam estar atentos aos riscos envoltos em cada fase. Para entender melhor, a solução é montar uma matriz de riscos. Hoje vamos entender como essa análise matadora funciona! Acompanhe o artigo!

O que é a matriz de riscos

Matriz de riscos é uma forma de análise que funciona através de dois pontos principais : a probabilidade de algo acontecer e o impacto que este evento causará na empresa.

Como montar a sua matriz de riscos

Para montar a sua matriz de riscos, primeiro tenha em mente quais são os riscos existentes para você. Ou seja, liste todos os eventuais problemas e ameaças.

Agora, defina a probabilidade de acontecimento destes. Use uma base de cálculo realista e não otimista. Por exemplo, um risco de queda na internet pode ser algo devastador para alguns negócios e não afetar tanto outros.

Se no nosso exemplo, a empresa possui uma infraestrutura mediana de internet, a probabilidade de queda pode ser estimada em 50%. Logo, a partir disso é possível se estimar o impacto que esse evento traria para a rotina do negócio.

Imagine que estamos retratando uma agência que trabalha com produção online, e utiliza a internet para 100% dos seus processos. Neste caso, o impacto seria alto e a criticidade deste risco poderia ser classificada como muito alta.

Você pode montar a sua matriz utilizando os níveis:

  • alto risco;
  • baixo risco;
  • muito alto risco.

O que fazer com essa análise?

A partir destas informações, sua equipe poderá trilhar um plano de contenção de riscos ou gestão de crise. Isso significa, que vocês poderão se preparar para enfrentar qualquer um dos cenários e evitar perda de faturamento, horas de trabalho ou mesmo falta de conhecimento.

Uma dica aqui é levar em conta todas as áreas na análise e montagem da sua matriz de riscos.

Por exemplo, em uma agência de marketing digital, converse sobre o departamento de desenvolvimento sobre o risco de queda no sistema e quais ações tomar. Reveja com a produção de conteúdo, quais os fatores que impossibilitariam a produção, e assim por diante.

Além destas vantagens listadas, a matriz de riscos ainda te ajude a descobrir falhas de gestão ou administração no seu negócio. Estas podem ocorrer com frequência, deixar um grande atraso e prejuízo mas passarem desapercebidas no dia a dia.

Uma boa gestão de crise interna baseada em uma detalhada matriz de riscos pode te salvar de muita dor de cabeça nos negócios!

Esperamos que tenha gostado das dicas, veja 0mais sobre o que é gestão e continue acompanhando o Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *