Conheça o seu mercado com as 5 forças de Porter

conheça as 5 forças de porter

O quanto sua empresa está preparada para o futuro? Quais são as suas principais forças na competição por espaço no mercado? Que produtos poderiam substituir o seu? Estas perguntas são muito importantes para determinar a capacidade do seu negócio de concorrer com outros players do mercado. Pensando nisso, Michael Porter criou uma ferramenta em 1979 que reúne as principais variáveis que ditam o potencial da sua empresa diante da concorrência. Ela ficou conhecida como as 5 forças de Porter.

As 5 forças de Porter permitem que o empreendedor avalie o mercado de forma abrangente, considerando o poder da sua empresa, concorrentes, fornecedores e clientes, além da possibilidade do surgimento de novos produtos que substituam o seu.

Em um primeiro momento pode parecer complicado verificar tantas variáveis no seu mercado, mas tenha certeza: o esforço vale a pena! Quando você usa esta ferramenta da maneira correta, adquire uma visão tão completa do seu nicho de mercado que fica muito mais fácil encontrar soluções e estratégias que façam a sua empresa se destacar em relação à concorrência.

Quais são as 5 forças de Porter

CLIQUE e baixe o ebook!

Michael Porter demonstrou que existem cinco fatores que influenciam diretamente a capacidade de competição e sobrevivência de absolutamente qualquer negócio. Não importa o tamanho da sua empresa, ou a quanto inovadora ela é, as cinco forças determinadas por Porter têm influência sobre a sua capacidade de sobreviver no mercado.

Rivalidade entre os concorrentes

O primeiro fator a ser considerado é a rivalidade e competição entre os players que já existem no mercado. É muito importante que o empreendedor entenda quem são os seus concorrentes diretos, pois não necessariamente são aqueles que vendem o mesmo produto ou serviço que você, mas o que oferece uma solução equivalente à sua para o seu mesmo público-alvo. Para conhecer a força dos concorrentes é preciso analisar os seguintes aspectos.

  • Quem são os seus concorrentes diretos?
  • No que eles são melhores do que você?
  • Qual é força das suas marcas?
  • Como eles se distribuem pelo mercado?

Produtos e serviços substitutos

O seu produto só tem valor de mercado se resolve algum problema do seu público-alvo. Se isso acontece, invariavelmente, existem outros produtos que fazem a mesma coisa, mesmo que parcialmente.

Muitos empreendedores digitais, que trazem produtos inovadores ao mercado tendem a desenvolver uma visão míope de mercado, imaginando que o seu produto não tem substitutos porque é inovador. Isso acontece porque eles não expandem a visão sobre em que mercado estão inseridos.

Um exemplo é a indústria de brinquedos. Em um primeiro momento você pode imaginar que os produtos concorrentes ao seu são outros brinquedos, certo? Contudo, se você expandir a sua visão sobre o mercado, irá entender que o seu produto não compete somente com outros brinquedos pela atenção da criança, ele compete também com desenhos animados, games, livros e outras formas de entretenimento infantil. Para analisar este aspecto é preciso verificar os seguintes aspectos:

  • Que produtos oferecem o mesmo tipo de solução que o seu?
  • O que eles têm de atrativo?
  • Quais são as suas formas de entrega?

Poder dos fornecedores

Os fornecedores também exercem poder sobre o mercado, pois as suas decisões causam impacto nos custos, índices de qualidade e entrega dos negócios que dependem do seu material. Quanto mais escassa for a quantidade de fornecedores, mais eles podem afetar a sua competitividade. Verifique os seguintes aspectos:

  • Quantos e quais são os fornecedores disponíveis no mercado?
  • Qual é a diferença de preços e condições de entrega de cada um?
  • Qual é o grau de facilidade ou dificuldade que você tem ao migrar de um para outro?

Poder dos clientes

Do mesmo modo que os fornecedores, os clientes também afetam a competitividade da empresa com seu poder de barganha. Quanto menos clientes o seu negócio tiver, maior é o poder deles sobre o seu negócio. Para que você possa calcular o quanto os clientes influenciam a competitividade da sua empresa analise os seguintes pontos:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!
  • Quantos clientes compõem a sua base?
  • Quantos leads se comunicam com a sua marca?
  • Qual é o poder de influência dos clientes sobre o seu negócio?
  • Quais são os canais de comunicação dos clientes com o seu negócio? E dos clientes entre si?

Entrada de novos concorrentes

A entrada de novos players no mercado pode modificar completamente as condições de competitividade da sua empresa e dos concorrentes que já atuam no seu segmento. Por isso este fator deve ser monitorado e, quando possível, protegido de novos concorrentes. Pergunte-se:

  • Qual é o grau de dificuldade que um empreendedor enfrenta para atuar no seu segmento de mercado?
  • Existe a possibilidade de proteção deste mercado contra novos players?
  • É possível patentear as suas ideias e produtos?

Se você gostou dessas dicas, inscreva-se na newsletter do Ignição Digital e fique por dentro das novidades do mercado.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *