Evitando a falência: conheça o Open Doors Number

Ser um empreendedor é muito diferente de ser um trabalhador assalariado. Neste vídeo, Erico Rocha fala sobre um grande problema que assusta vários empreendedores: falência. Conheça o Open Doors Number.

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Empreendedor Vs Assalariado

Como empreendedor, você tende a ganhar mais dinheiro, planejar seus próprios horários de trabalho, definir férias, entre outras vantagens. No entanto, suas responsabilidades também aumentam, e o seu negócio depende do compromisso que você tem com elas. É aí que mora a vantagem de ser um assalariado. Você recebe o seu dinheiro todo mês, se preocupando apenas em fazer seu trabalho. A sua segurança é bem maior, pois as únicas finanças que estão em jogo são as suas.

Um empreendedor precisa se preocupar com a divisão dos lucros entre os sócios, o próprio salário, o caixa da empresa, além de todos os outros procedimentos administrativos e/ou de criação.

Recebe muito e gasta muito

CLIQUE e baixe o ebook!

Esse é um problema comum com os empreendedores que têm o perfil da falência. Por conta de um entusiasmo não controlado, eles acabam não investindo da maneira correta na própria empresa. Com isso, acabam aumentando os próprios lucros e usam o dinheiro de forma imediata, sem um grande planejamento. Essas pessoas compram bens como carros e apartamentos de luxo e acham que estão aplicando corretamente o dinheiro. No entanto, não é preciso ser azarado para que isso acabe se tornando sua ruína.

Confira também o nosso conteúdo sobre investimento em Google Adwords.

Momentos bons e ruins

O empreendedorismo, assim como todas as áreas de sua vida, é formado por ondas altas e baixas. Essas ondas seriam os momentos bons e ruins, que ocorrem na vida de qualquer pessoa. No caso das empresas, às vezes, você pode passar um mês sem fazer uma venda, e no mês seguinte você pode estar lá em cima. No entanto, para as situações negativas, o fluxo de caixa é necessário para cobrir todos os seus custos em uma situação ruim.

A falência

Como dito anteriormente, muitas pessoas cometem erros na hora da divisão de lucros, e isso acaba ocasionando a falência da empresa. Ou seja, nem sempre uma empresa vai à falência porque seus produtos são ruins, e sim pela falta de controle de caixa. Controlar o caixa exige um bom conhecimento administrativo e, mesmo sendo um processo bastante complicado, é extremamente necessário.

Open Doors Number

Durante uma conferência em San Diego, Erico aprendeu esta grande dica sobre administração de empresas, dada por MaryEllen Trybby, uma famosa CEO dos Estados Unidos que presta consultoria para vários empreendedores famosos. O termo Open Doors Number, significa, em inglês, algo como o custo necessário para manter sua empresa de portas abertas durante um mês. Isso inclui o seu salário, o salário dos seus sócios, dos seus funcionários, além de todas as demais despesas mensais que sua empresa gera para funcionar completamente.

Esse número é mutável, por isso, deve ser calculado frequentemente. Nas empresas de Erico, por exemplo, isso é feito a cada segunda-feira. Além disso, Erico ressalta que o seu caixa sempre está preparado para 14 meses de Open Doors Number. Mas se uma empresa está para falir, qual o objetivo de ter tudo isso em caixa?

Virar o jogo

Esse dinheiro é a garantia de que você terá tempo para virar o jogo. O ser humano não consegue ser muito criativo quando é pressionado, e isso é, definitivamente, um grande problema se você não tiver um bom fluxo de caixa. A garantia de vários meses de funcionamento dão maior segurança e tempo para que a equipe possa pensar em uma forma de colocar a empresa nos eixos.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Conclusão

Tenha muito cuidado com o fluxo de caixa. Ele pode ser a salvação de sua empresa durante um momento de crise. Tenha em mente que as chances de seu produto continuar gerando receita para sempre são quase nulas. Por isso, é preciso não só inovar, mas ter recursos para aguentar o momento em que seus produtos estiverem em queda. Lembre-se de que sua empresa faz parte da vida de muitas pessoas, e, como disse o tio Ben: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

banner-ignicao-2-dicas5

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

2 thoughts on “Evitando a falência: conheça o Open Doors Number”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *