Programa para Fluxo de Caixa – Conheça 5 Softwares

Programa-para-fluxo-de-Caixa

Só quem tem um negócio sabe que a administração financeira dele pede muito cuidado e uma rotina religiosa de registro de informações. É por isso que o uso de um programa para fluxo de caixa é tão importante para uma empresa, esse tipo de sistema economiza tempo e dá um controle mais seguro das despesas e lucros do seu negócio.

Você pode até se dar bem com as clássicas planilhas do Excel, mas vai ver que automatizar o fluxo de caixa de um negócio utilizando um software pode mudar – para melhor – sua empresa. No artigo de hoje você vai entender:

  • – o que é e como funciona um programa para fluxo de caixa;
  • – por que ter um software de caixa;
  • – quais são os tipos de programas para fluxo de caixa?

O que é e como funciona um programa para fluxo de caixa

A palavra software pode soar complexa, mas nada mais é do que uma ferramenta, um programa, que ajuda na gestão do dinheiro que entra e sai de uma empresa.

Mas não é só isso, um programa de gestão e controle financeiro pode monitorar a movimentação de estoque, assim como gerenciar o atendimento ao cliente. O principal objetivo desse programa é mostrar para você como anda a situação financeira do seu negócio.

Saber quais pagamentos e os valores que deverá pagar no próximo mês ou determinado período, dinheiro recebido de vendas, se há folga de capital e prestações de créditos a serem pagas são algumas das informações que esse sistema financeiro oferece.

Por que ter um software de caixa na sua empresa?

A principal vantagem de adotar um software de fluxo de caixa é a automatização de cálculos, prazos, armazenamento de pagamentos, vendas, controle de estoque, contas a pagar e receber.

É claro que você pode continuar utilizando as tradicionais planilhas manuais mas, sem dúvida, um programa digital prático desses é uma mão na roda na hora de cuidar das finanças do seu negócio. Afinal, o software faz praticamente tudo por você, agilizando o dia a dia da área de contabilidade e até Recursos Humanos da sua empresa.

Quais são os tipos de programas para fluxo de caixa?

Existem tipos de programas controladores de caixa de diferentes preços, gratuitos, voltados para empresas de vários tamanhos. Alguns com mais funcionalidades do que outros, mas todos com a capacidade de centralizar informações em único local.

Se a empresa quiser pode acessar essas informações de qualquer lugar e a qualquer momento. Para isso basta contratar um software que trabalhe com o armazenamento de informações em nuvem. Isso significa que seus dados ficarão guardados em um servidor na internet com possibilidade de acesso de qualquer lugar.

A seguir, conheça cinco soluções diferentes de programa para fluxo de caixa.

1. Bkper

Bkper é um sistema de controle financeiro empresarial do famoso Google. Ele é gratuito e indicado para quem colocar suas finanças em ordem mas, por algum motivo, ainda não pode arcar com o pagamento de um sistema mais elaborado. Isso não quer dizer que ele seja incompleto, muito pelo contrário.

O Bkper ajuda na criação de livros contábeis (registros financeiros e econômicos da empresa), realiza o lançamentos nas contas, fotografa e envia anexos e gera relatórios e gráficos compartilháveis na internet.

2. Hábil Empresarial

Indicado para micro e pequenas empresas, o Hábil Empresarial é um programa simples que oferece diferentes pacotes de atendimento, gratuitos ou pagos. Ou seja, você pode escolher pelo que atende melhor o seu negócio.

Dependendo da solução que escolher, sua empresa terá acesso a serviços como controle bancário, controle de estoque, pedidos realizados aos fornecedores, orçamentos, emissão de boletos bancários e notas fiscais e outros serviços.

3. Gestão Click

O GestãoClick é um sistema de gestão empresarial que atende pequenas e médias empresas de vendas e prestações de serviços. Sua função é controlar entradas e saídas financeiras da empresa, assim como organizar informações.

Os serviços de gestão oferecidos por esse software incluem organização e controle de estoque, nota fiscal eletrônica, lançamento e gerenciamento de comissões e impressão de cupom fiscal de balcão, controle de cotações e compras e também um perfil de acesso, que controla as informações determinado funcionário terá acesso.

4. Programa Nex

Para quem quer começar por um software gratuito, o Nex é o programa indicado! Suas principais características são a facilidade de uso, o suporte para os funcionários da empresa e seu funcionamento sem internet. Ou seja, se cair a internet da sua loja por alguns minutos, você ainda terá o controle do estoque e vendas.

O programa, assim como os outros acima, emite nota fiscal, faz orçamentos, imprime recibos e etiquetas, cadastra clientes, produtos, fornecedores, controla as contas a pagar, entre muitas outras funcionalidades.

5. Consumer

O seu negócio é um bar, restaurante, lanchonete ou pizzaria? Se sim, o Consumer é o software mais indicado para você, porque é voltado para a área de alimentação. Além do controle financeiro, ele também também faz o lançamento de pedidos por mesas e comandas e pedidos para delivery.

As funcionalidades básicas também estão presentes nesse sistema: relatórios financeiros do faturamento da empresa, gerenciamento do fluxo de caixa, controle de débitos, entre outras.

Conclusão

Agora que você já sabe que existem vários tipos de programa para fluxo de caixa, para todos os bolsos e necessidades, não há mais motivos para continuar penando com a calculadora e fórmulas do Excel.

Independentemente do modelo que escolha, esses sistemas vieram para ficar e facilitar a vida do empresário, e quem não se atualiza pode acabar sendo passado para trás.

Para ficar por dentro de todas as novidades do mercado, continue acompanhando a Ignição Digital e aprenda cada vez mais a inovar em seu negócio!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *