Empresas Que Utilizam Logística Reversa: 3 Exemplos

Empresas Que Utilizam Logística Reversa: 3 Exemplos

Empresas que utilizam logística reversa estão cada vez mais em alta no país. Segundo a Fecomercio, essa fatia de mercado já registra crescimentos de até 40% após a aplicação da prática nos negócios.

A logística reversa é um compromisso com o meio ambiente. A partir de suas iniciativas, as empresas compartilham com seus consumidores a tarefa de lidar com as sobras e outros insumos. A estratégia deve levar os clientes a devolverem, de alguma maneira, esses materiais para a companhia que os produziu.

Gostou da ideia? Então confira abaixo nossa lista com exemplos de empresas que utilizam logística reversa e inspire-se!

Exemplos de empresas que utilizam logística reversa

Grandes empresas já se valem dos benefícios da aplicação de políticas de logística reversa, como a economia de insumos por meio da reciclagem de materiais. Além disso, ações de marketing podem ser uma ótima maneira de aproximar empresa e público!

Veja abaixo alguns exemplos:

McDonald’s

Em parceria com sua operadora logística, a Martin-Brower, o McDonald’s do Brasil desenvolveu uma boa estratégia de logística reversa, focada na sustentabilidade.

Para lidar com todo o óleo sobressalente das batatas fritas dos restaurantes da rede no país, foi criado um projeto que transforma todos os resíduos em biocombustível.

Como isso funciona? Os caminhões da frota, ao entregarem os alimentos aos restaurantes, recolhem o óleo das batatas e transportam até a sede da Martin-Brower. Lá os resíduos passam por análises e são enviados para uma usina. O combustível gerado é utilizado para abastecer os próprios caminhões.

HP (Hewlett-Packard)

Entre as empresas que utilizam logística reversa, a HP se destaca quando o assunto é reciclagem.

A partir do programa HP Planet Partners Brasil, a companhia permite que seus clientes agendem datas para descartar seus cartuchos e toners, por exemplo, e enviem os itens para a empresa. Tudo é feito gratuitamente.

O material recolhido é então processado e utilizado para produzir novos cartuchos e peças para impressoras.

Natura

Conhecida por sua preocupação com a sustentabilidade, a Natura conta com um eficiente programa de logística reversa.

Desde 2007 a empresa recolhe resíduos, embalagens e materiais de divulgação em São Paulo, Bahia e mais 3 estados. Os itens são reciclados e reutilizados posteriormente.

O diferencial: todo o processo é feito pela logística da própria empresa, sem envolvimento de nenhuma outra empresa.

Para mais ideias como essas e outras sacadas sobre o mercado empresarial, acompanhe o Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *