DANFE On-line — O que é e Como Emitir?

DANFE On-line — O que é e Como Emitir?

Já ouviu falar sobre o DANFE on-line? A sigla significa Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Por estar atrelado à NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), muitas pessoas acabam confundindo o conceito de ambos.

A questão é que o DANFE é, como o próprio nome diz, um documento que auxilia na consulta da nota fiscal. Neste artigo, vamos entender mais sobre o assunto. Confira!

O que é DANFE on-line

O DANFE on-line surgiu para facilitar a consulta da nota fiscal eletrônica no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) ou do Ambiente Nacional (RFB). Além disso, é utilizado para acompanhar o trânsito de mercadorias.

CLIQUE e baixe o ebook!

Mesmo sendo como uma versão da NF-e, o DANFE não substitui a nota fiscal e nem tem o mesmo valor.

DANFE para consulta de NF-e

Com relação à consulta da NF-e, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica conta com um código que funciona como uma chave de acesso de 44 números. A partir desse código, a pessoa pode averiguar na internet sobre a efetiva existência e legalidade da nota fiscal da qual está relacionada.

Caso o emissor da NF-e esteja com a situação irregular, a nota aparecerá como negada na hora da consulta. Isso significa que ela não tem validade legal.

DANFE para fluxo de mercadorias

Já com relação ao envio de mercadorias, o documento é obrigatório para o tráfego. Caso não haja o DANFE impresso em mãos, isso dificultará o processo do transporte, podendo não ser realizado e ainda gerar multas para a empresa emissora ou para a transportadora.

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica on-line vai ser um aliado na consulta do trânsito da mercadoria em questão. Com ele, é possível acompanhar a trajetória do produto e status (em espera, emitido, em trânsito, entregue, etc). Tudo isso é feito por meio da internet, de maneira prática, rápida e simples.

Como emitir o DANFE?

Para emitir o documento, basta entrar no mesmo sistema/portal que você utiliza para a emissão da nota fiscal. Assim, é possível garantir mais segurança e assertividade das informações de ambos os papéis.

O DANFE on-line é emitido assim que todos os dados são preenchidos na NF-e. A empresa deve encaminhar a nota para validação da SEFAZ que irá autenticar as informações e validar os documentos.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Assim, é importante que as empresas tenham total controle sobre seus documentos. Além da exigência, eles facilitam os processos e otimizam tempo!

Saiba mais sobre outras questões de gestão, documentos on-line, empresas, marketing e muito mais. Continue acompanhando o Ignição Digital e deixe seu comentário!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *