Saiba como Funciona o Trabalho de um Digital Influencer

Saiba como Funciona o Trabalho de um Digital Influencer

Estamos cada vez mais conectados, não é mesmo? Consumimos conteúdos on-line o tempo inteiro — seja em redes sociais, sites ou outros portais digitais. Foi-se o tempo em que as informações repassadas eram desenvolvidas apenas por grandes canais de comunicação. Agora, além destes meios, temos as contas de quem é digital influencer para acompanhar.

Estes são profissionais criadores de conteúdo digitais que têm conquistado um espaço considerável na internet. Pensando nisso, hoje vou explicar como funciona o trabalho deles e até mesmo como você pode escolher alguém para representar sua marca em uma comunicação institucional. Confira!

Por que contratar um digital influencer para fortalecer a comunicação do seu negócio?

Já ouviu falar em marketing boca a boca? Esta, nada mais é, do que uma forma de fazer com que seus clientes em potencial conheçam seus produtos ou serviços espontaneamente. Por exemplo: sabe aquele item que você adquiriu e gostou muito? Ao comentar sobre as vantagens da sua compra com algum amigo, você está sendo um agente dessa forma de divulgação.

Os influencers são aquelas pessoas que criam conteúdo para a web e que conquistaram fãs e seguidores em suas redes sociais. Logo, quem acompanha o dia a dia deles e tudo o que publicam, consequentemente, é impactado pelas opiniões e vivências compartilhadas.

Por acompanhar diariamente alguém nos canais digitais, é comum sentir uma proximidade e uma afinidade maior. Nesse caso, quando um digital influencer apresenta algum produto, funciona como uma dica de amigo, do marketing boca a boca que já citamos. Porém, algumas vezes, esta não é uma atividade espontânea, mas uma parceria paga. É neste momento que você, como um bom empreendedor, deve estar atento às possibilidades para gerar impacto para sua marca!

Como escolher o influencer ideal e como fazer a negociação?

Esta talvez seja a parte mais importante de um trabalho com influenciador.  Isso porque muitos acreditam que o fator crucial é o número de seguidores. No entanto, outras variáveis devem ser analisadas.

Tenha atenção aos seguintes pontos:

  • • engajamento dos perfis digitais — analise a quantidade de seguidores, mas também os comentários e as curtidas dos posts. Algumas pessoas automatizam ações para elevar os números do perfil, porém, ao fazer uma análise qualitativa, é possível identificar se o comunicador em questão tem interações reais com o público. Seja estratégico para escolher uma audiência engajada;
  • • alinhamento com sua empresa — confira se os valores da sua empresa e da sua campanha estão em conformidade com o do digital influencer. É essencial que a sua persona sinta identificação com o criador de conteúdo escolhido;
  • • histórico do profissional — veja como tem se desenvolvido o trabalho do influenciador e até mesmo se ele já se envolveu em alguma polêmica que pode prejudicar sua marca.

Para iniciar a negociação, peça o media kit do profissional, analise os valores propostos para “publi posts” e outros formatos que ele disponibilize. Também pode ser interessante marcar uma reunião para alinhamento e, neste momento, você e sua equipe poderão avaliar o trabalho do influenciador de forma mais próxima.

Comece agora mesmo a criar um planejamento de marketing de conteúdo para sua marca e não esqueça de traçar estratégias com influenciadores digitais. Lembre-se de que é importante encontrar oportunidades onde seu público interage!

O que achou das dicas? Comente abaixo, quero trocar conhecimentos com você para cada vez mais crescermos juntos!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *