Saiba como Funciona o Trabalho de um Digital Influencer

Saiba como Funciona o Trabalho de um Digital Influencer

Estamos cada vez mais conectados, não é mesmo? Consumimos conteúdos on-line o tempo inteiro — seja em redes sociais, sites ou outros portais digitais. Foi-se o tempo em que as informações repassadas eram desenvolvidas apenas por grandes canais de comunicação. Agora, além destes meios, temos as contas de quem é digital influencer para acompanhar.

Estes são profissionais criadores de conteúdo digitais que têm conquistado um espaço considerável na internet. Pensando nisso, hoje vou explicar como funciona o trabalho deles e até mesmo como você pode escolher alguém para representar sua marca em uma comunicação institucional. Confira!

Por que contratar um digital influencer para fortalecer a comunicação do seu negócio?

Já ouviu falar em marketing boca a boca? Esta, nada mais é, do que uma forma de fazer com que seus clientes em potencial conheçam seus produtos ou serviços espontaneamente. Por exemplo: sabe aquele item que você adquiriu e gostou muito? Ao comentar sobre as vantagens da sua compra com algum amigo, você está sendo um agente dessa forma de divulgação.

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Os influencers são aquelas pessoas que criam conteúdo para a web e que conquistaram fãs e seguidores em suas redes sociais. Logo, quem acompanha o dia a dia deles e tudo o que publicam, consequentemente, é impactado pelas opiniões e vivências compartilhadas.

Por acompanhar diariamente alguém nos canais digitais, é comum sentir uma proximidade e uma afinidade maior. Nesse caso, quando um digital influencer apresenta algum produto, funciona como uma dica de amigo, do marketing boca a boca que já citamos. Porém, algumas vezes, esta não é uma atividade espontânea, mas uma parceria paga. É neste momento que você, como um bom empreendedor, deve estar atento às possibilidades para gerar impacto para sua marca!

Como escolher o influencer ideal e como fazer a negociação?

Esta talvez seja a parte mais importante de um trabalho com influenciador.  Isso porque muitos acreditam que o fator crucial é o número de seguidores. No entanto, outras variáveis devem ser analisadas.

Tenha atenção aos seguintes pontos:

  • • engajamento dos perfis digitais — analise a quantidade de seguidores, mas também os comentários e as curtidas dos posts. Algumas pessoas automatizam ações para elevar os números do perfil, porém, ao fazer uma análise qualitativa, é possível identificar se o comunicador em questão tem interações reais com o público. Seja estratégico para escolher uma audiência engajada;
  • • alinhamento com sua empresa — confira se os valores da sua empresa e da sua campanha estão em conformidade com o do digital influencer. É essencial que a sua persona sinta identificação com o criador de conteúdo escolhido;
  • • histórico do profissional — veja como tem se desenvolvido o trabalho do influenciador e até mesmo se ele já se envolveu em alguma polêmica que pode prejudicar sua marca.

Para iniciar a negociação, peça o media kit do profissional, analise os valores propostos para “publi posts” e outros formatos que ele disponibilize. Também pode ser interessante marcar uma reunião para alinhamento e, neste momento, você e sua equipe poderão avaliar o trabalho do influenciador de forma mais próxima.

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Comece agora mesmo a criar um planejamento de marketing de conteúdo para sua marca e não esqueça de traçar estratégias com influenciadores digitais. Lembre-se de que é importante encontrar oportunidades onde seu público interage!

O que achou das dicas? Comente abaixo, quero trocar conhecimentos com você para cada vez mais crescermos juntos!

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