Confira Um Exemplo de Briefing Para Adaptar às Suas Necessidades

Confira Um Exemplo de Briefing Para Adaptar às Suas Necessidades

O briefing é uma das mais importantes ferramentas para execução de projetos dos mais variados tipos, e se você trabalha com marketing, por exemplo, já deve ter tido contato com um material desses.

Para que seja possível realizar e entregar um trabalho de excelência, é preciso ter clareza sobre qual o objetivo final do trabalho, bem como um resumo do que será necessário para realizar as tarefas.

Para desenvolver um bom documento, o primeiro passo é observar um modelo de briefing, e é exatamente isso que eu trouxe para você no artigo de hoje da Ignição Digital.

Ao longo do texto, vou explicar exatamente o que é esse material, mostrar um modelo de briefing com todas as informações que precisam estar contidas por lá e, também, explicar a importância dele. 

O que é um briefing?

Basicamente, o briefing é um documento onde estão definidos os conceitos de um trabalho a ser desenvolvido.

As informações devem ser claras e sucintas. Funciona como um tipo de descrição das etapas do projeto, e deve ser utilizado para embasar o desenvolvimento das melhores estratégias para cada momento. 

O briefing costuma ser passado pelo cliente para a agência, por exemplo. Dessa forma, a parte que precisa daquele serviço expõe todos os seus desejos, objetivos, instruções, dados, entre outros. Em suma, tudo que pode auxiliar no desenvolvimento do projeto. 

Apesar de ser um documento simples, se você nunca trabalhou com um, ter um modelo de briefing para se basear pode ajudar bastante! 

Você verá que, depois de algum tempo, poderá produzir seus próprios briefings sem o auxílio desse modelo. 

Se você nunca teve contato com um material desses, saiba que ele é, normalmente, utilizado por profissionais das áreas de marketing, publicidade e propaganda, administração de empresas e design. 

O que não pode faltar em um modelo de briefing?

Um bom briefing é completo e contém todas as informações necessárias para tirar as dúvidas de quem vai realizar o projeto em questão. 

Selecionei alguns tópicos que não podem ficar de fora se você quer produzir o melhor documento. Veja:

Histórico do cliente

O histórico do cliente, do produto ou da marca em questão é parte essencial do briefing, pois é aqui que os profissionais poderão conhecer mais profundamente sobre a trajetória e também dados do mercado. 

Neste ponto, quem realizar o projeto vai poder ficar um pouco mais perto do cliente, buscando compreender o cenário mercadológico de maneira mais ampla. 

Objetivo do projeto

O objetivo do projeto é um dos tópicos mais importantes de um modelo de briefing, pois a informação precisa ser extremamente bem definida. 

Se esse ponto não estiver bem desenvolvido, isso pode comprometer toda a execução do trabalho. O time que vai executar as tarefas precisa ter completa clareza sobre o tema.

Público-alvo

Todo projeto tem seu público-alvo. Às vezes, ele pode não estar totalmente claro para a empresa, mas é importante entender para quem o produto final será direcionado, a fim de desenvolver as melhores estratégias para atingi-lo. 

Isso inclui sexo, idade, poder aquisitivo, preferências, área geográfica e outros dados. 

Orçamento

Você tem um objetivo, mas também tem um budget para alcançá-lo, não é mesmo? Por isso, definir qual será o orçamento destinado para a ação também é primordial. 

Todas as estratégias e tarefas executadas pelo time que desenvolverá o projeto serão pautadas no valor que pode ser gasto com elas. 

Prazos

Sem prazos, todos ficam à deriva. Brincadeiras a parte, é sempre obrigação de quem desenvolve o briefing dizer até quando o projeto precisa ser concluído para atender às demandas. 

Porém, muitos clientes não tem ideia de quanto tempo é necessário para criar algo do zero. Por isso, sempre vale revisar os itens, a fim de validar a possibilidade de fazê-los. 

Objeções 

Quando falamos sobre modelo de briefing, as objeções são frequentemente deixadas de lado. Muitos esquecem que, na verdade, elas são muito importantes. 

É aqui que você diz o que não gosta, o que não pode acontecer, o que deve ser deixado de lado, entre outros. 

Se interessou pelo modelo de briefing que desenvolvi para você? Lembre que aqui na Ignição Digital nós temos novos conteúdos o tempo todo, assim você pode ficar sempre atualizado. 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *