O que é CMV ?

entenda o que é cmv

Entender o que é CMV é essencial para que o empreendedor saiba precificar corretamente seus produtos. A sigla significa Custo de Mercadorias Vendidas. Ou seja, o conceito engloba todos os custos obtidos pela empresa para que seja possível comercializar um produto. Fatores como o custo para produzir, de aquisição, armazenamento e para transporte são incluídos nessa conta.

Ter o conhecimento dos valores referentes à lucratividade real das vendas e manter um controle preciso da área contábil é importante para a saúde financeira de qualquer empresa. Quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo este artigo!  

Entenda o que é CMV e aprenda como calcular

Ao calcular o CMV, o comerciante consegue visualizar quanto foi investido para que ele conseguisse vender um produto em questão. A partir do dado fornecido pelo Custo de Mercadorias Vendidas, é possível ter conhecimento do valor do lucro bruto, ou seja, a rentabilidade sem as deduções de impostos e outras taxas.  

É importante ter conhecimento sobre o que é CMV e porque calculá-lo é uma prática que deve ser mantida por uma empresa. Ter em mãos os dados auxilia na gestão de custos de seu negócio, por meio de análise dos valores fica mais nítida a necessidade de realizar alterações para cortar gastos desnecessários. Existe uma forma simples para calcular o Custo de Mercadorias Vendidas.

Fórmula simplificada

 Para obter o valor do CMV basta realizar a soma da quantidade referente ao estoque inicial com os valores que representam os custos do produto e, assim, subtrair da quantidade restante do estoque.

Resumidamente, o cálculo pode ser simplificado em:

CMV = Estoque inicial + Custo – Estoque final.

O número resultante dessa conta é o seu Custo de Mercadorias Vendidas.

É importante lembrar que mesmo com a facilidade proporcionada pela fórmula, atualmente existem inúmeros softwares que realizam o cálculo automaticamente. Dessa maneira, a falta de habilidade com os números não será motivo para não ter o controle dos índices do CMV de sua empresa.

Saiba o que fazer antes de calcular o CMV de sua empresa

Alguns fatores devem ser estruturados antes de iniciar a tarefa. Antes de tudo é essencial organizar corretamente o estoque e patrimônios pertencentes à empresa. Com os dados devidamente sistematizados é possível analisar o que falta e o que sobra. Ou seja, você consegue monitorar melhor o fluxo de entrada e saída de mercadorias. E claro, sem dúvidas, por meio da ordenação dos dados o cálculo do CMV vai ter um resultado mais exato.

Compreendeu a importância de fazer os cálculos e agora sabe definir o que é CMV ? Comente e compartilhe esse artigo. Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *