O Que é Design Responsivo?

o que é design responsivo

Eu já disse algumas vezes aqui no blog que a experiência do consumidor é um dos pontos principais para quem quer vender pela internet. Isso porque, a satisfação do internauta terá grande peso em sua decisão de compra e pode ser o diferencial entre você e a concorrência, principalmente quando o tema é o design responsivo.

Para isso, crie até uma checklist para criar uma loja virtual atraente e te dei técnicas de marketing que podem te ajudar a criar um ambiente para o qual o seu futuro consumidor será levado.

No entanto, muito mais do que falar de design, criação de logotipo, inbound marketing ou todas as estratégias de marketing digital que podem alavancar suas vendas e visitas, é preciso que primeiro você pense em como o seu site ou e-commerce vai se comportar em todos os dispositivos.

Afinal, o que é design responsivo?

Criado em 2010 por Ethan Marcotte, o design responsivo nada mais é do que a capacidade de sua página de se adaptar de acordo com o local de onde é acessada.

Por exemplo, se você navega na internet pelo computador, a página a ser exibida é maior e há mais espaço para serem colocados botões e menus, já a página do smartphone nem sempre nos possibilita a ter os mesmos itens do desktop.

O problema é que muitas vezes o internauta percebe que uma página não está adequada e sua navegabilidade fica ruim. A dificuldade em encontrar as seções ou até mesmo em finalizar a compra aumenta e aí, o design responsivo é um trunfo para o empreender que sabe a importância de vender online.

Por que usar o Design Responsivo?

Agora que você já sabe o que é design responsivo, eu poderia te dar centenas de motivos para usar hoje mesmo o design responsivo, mas posso te mostrar como é importante que você invista no que efetivamente terá retorno.

Em 2012, a WMcCann realizou uma pesquisa e mostrou que o número de pessoas que usam os smartphones para acessar a internet era de 41%, contra 69% de outros dispositivos (em sua maioria desktop). Menos de 5 anos depois, o IBGE revelou que, aqui no Brasil, os internautas que acessam a internet por dispositivos móveis já são 92%

Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) mostrou que se comprado à 2014, o acesso da rede pelo celular aumentou mais de 11 pontos percentuais.

Isso nos mostra que o modo como o brasileiro navega e compra vem mudando rapidamente e quem não acompanhar essa mudança pode não ter êxito em seus negócios, e você não quer isso, não é mesmo?

A grande sacada do Design Responsivo é que ele não obriga que você otimize vários layouts para dispositivos diferentes, ele altera sua página por conta do uso de Media Queries que direcionam os internautas para folhas diferentes, sempre de acordo com o dispositivo com o qual ele se conecta.

Gostou do conteúdo? E agora que já sabe o que é design responsivo quer mudat seu site? Então assine nossa newsletter e receba sacadas como essa para melhorar seu desempenho no Marketing Digital.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “O Que é Design Responsivo?”

  1. ***Feedback***
    Sou fã do Erico, consumo todo o conteúdo produzido por ele, mas esse negocio de ficar abrindo pop up toda hora no blog, irrita demais. Toda materia que vc clica, todo movimento feito no blog abre um pop up. Por favor, verifiquem se isso é realmente necessario.
    Obrigadão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *