Quais São as Vantagens e Desvantagens do Telemarketing?

Quais São as Vantagens e Desvantagens do Telemarketing?

O telemarketing é um dos recursos mais utilizados no setor de vendas. Entretanto, ele não é 100% ideal para todos os casos, e embora a melhor maneira de descobrir se ele é uma boa aposta para seu negócio seja testar é necessário saber quais são as vantagens e desvantagens do telemarketing antes de contratá-lo.

Neste artigo falarei mais sobre isso para que você acerte na hora da decisão. Confira!

Vantagens e desvantagens do telemarketing

As vantagens e desvantagens do telemarketing precisam estar mapeadas por qualquer tipo de empresa para que, em um momento de necessidade, seja possível pesar os lados e decidir se vale realmente a pena apostar na solução. Confira algumas delas:

Desvantagem — Falta de controle sobre os processos e a qualidade

CLIQUE e baixe o ebook!

Por ser um serviço terceirizado feito por diversos atendentes de maneira diferente é muito difícil controlar os processos utilizados, bem como monitorar a qualidade do atendimento ao cliente nas chamadas realizadas pela empresa contratada.

Isso é uma desvantagem, visto que algumas oportunidades podem ser perdidas por equívocos que nada tem a ver com a empresa em si.

Vantagem — Custo mais baixo

A única possibilidade de fazer uma ação de chamadas telefônicas em massa internamente seria contratar um setor de call center. Essa é uma prática que gera grandes custos para a empresa.

É necessário investir em infraestrutura, contratar serviços de telefonia estáveis e de boa qualidade e arcar com as despesas tanto de uma nova equipe quanto do que for preciso para estabelecer um ambiente de trabalho. Aumentar os custos fixos dessa maneira pode ser muito prejudicial para o planejamento financeiro.

Desvantagem — Falta de conhecimento sobre a empresa

Os atendentes de telemarketing não fazem parte da empresa e é praticamente inviável realizar um treinamento de vendas rápido em que seja possível explicar, a fundo, sobre os processos e a conduta interna.

Sendo assim, existe a possibilidade de as ligações não seguirem aquilo que a empresa julga ético e/ou melhor para suas ações.

Vantagem — Comodidade

Uma das principais vantagens ao contratar um serviço externo de telemarketing é a comodidade. Você solicita, faz os pagamentos e os poucos trâmites necessário e logo sua operação estará em funcionamento.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Caso contrário, fora a possibilidade de chamar uma nova equipe para o setor de call center, a única chance seria deslocar funcionários de sua empresa para essa função, o que pode gerar problemas na produtividade e falhas em áreas importantes.

Agora que sabe mais sobre as vantagens e desvantagens do telemarketing, você poderá decidir com muito mais propriedade o melhor para sua empresa! Confira mais sacadas como essa aqui no Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *