Quais são as Principais Métricas de E-mail Marketing

Um dos principais ativos dos empreendedores digitais é a sua lista de e-mails. Trabalhar o relacionamento com a base de pessoas inscritas na sua lista é uma das principais formas de alavancar as suas vendas pela internet. Deste modo, é muito importante que o empreendedor conheça diferentes estratégias e métricas de e-mail marketing para verificar a efetividade das suas campanhas ao longo do tempo.

No entanto, empreendedores que estão no início da sua jornada pelo marketing digital têm dificuldades em entender quais são os indicadores mais importantes para fazer um diagnóstico do seu relacionamento com clientes. Por isso separei uma lista valiosa com o que considero as métricas de e-mail marketing mais importantes.

Overall ROI

A métrica que considero mais importante para medir o sucesso de qualquer campanha de e-mail marketing é a que diz respeito ao retorno sobre investimentos (Return Of Investment).

A taxa de ROI é importante para verificar o sucesso geral de uma campanha, ou seja, ela é capaz de demonstrar quantas vendas foram realizadas a partir de uma determinada campanha de marketing.

Para calcular o ROI de uma determinada campanha de e-mail marketing você deve verificar quantas vendas foram feitas a partir do e-mail enviado e apurar o valor total faturado. Depois você deve subtrair deste valor o montante gasto com a criação da campanha e então dividir o saldo pelo valor do investimento.

Por exemplo, vamos supor que você crie uma campanha de e-mail marketing e gaste 250 reais para executá-la. Se ela gerar 700 reais em vendas o seu ROI será calculado da seguinte forma:

ROI = (Total de vendas – Gasto total) / Gasto total

(700-250) / 250

450/250 = 1,8

O total da sua taxa de retorno sobre investimento é de 1,8. Isso significa que cada real investido na sua campanha trouxe R$1,80 de faturamento para o seu negócio.

Convertion Rate

Entre as principais métricas de e-mail marketing, é  importante acompanhar a taxa de conversão. Essa métrica indica a quantidade de pessoas que receberam o seu e-mail, abriram, clicaram nos links indicados na mensagem e concluíram a ação proposta. Pode ser a realização de um cadastro detalhado, a inscrição para um evento gratuito ou qualquer outra ação que você tenha decidido estimular com o seu e-mail.

Ela é importante porque nem todos os e-mails enviados aos seus leads serão direcionados à venda, na verdade, a maioria vai pedir outros tipos de ação para qualificar os leads antes que seja proposta qualquer oferta.

Para apura-la é necessário usar o Google Analytics para verificar de onde vieram as visitas no seu site ou landing page. A ferramenta é capaz de dizer qual é a exata origem dos usuários que chegam à sua página e qual foi a ação executada por eles automaticamente. Assim você consegue medir qual é a efetividade das suas campanhas e realmente entender se ela tem sucesso no convencimento dos leads.

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