O Que é Sitemap e Para Que Serve?

O Que é Sitemap e Para Que Serve

Vou começar indo direto ao ponto, para você começar o texto já sabendo o que é sitemap.

Sabe quando você chega em um shopping ou parque de diversões e dá de cara com um mapa que diz “você está aqui”, com uma marcação do local em que você está e indicações de todos os outros lugares que você pode visitar lá dentro? O sitemap é exatamente como esse mapa.

Para ficar ainda mais claro: o sitemap funciona como um guia para os robôs dos sites de busca navegarem pelo seu site e encontrarem com facilidade todas as subdivisões (páginas, categorias, seções) dele.

Ele é basicamente uma lista de todas as páginas (URLs) do site, o que permite que o robô navegue de forma mais fluida por ele, aumentando a facilidade para encontrar todo o conteúdo disponível. A principal função do sitemap é ajudar na indexação das páginas do site nos buscadores.

Sitemap.HTML x Sitemap.XML x Sitemap.XML.GZ

CLIQUE e baixe o ebook!

O que é sitemap

O sitemap pode também servir como uma forma de guia para o usuário do site. Porém, como o usuário não lê da mesma forma as informações do site, existem dois tipos de sitemap: o .HTML e o .XML.

O sitemap.html é voltado para o usuário que deseja entender a estrutura do site. Esse tipo de sitemap já não tem sido tão usado e está sendo substituído pelo campo de busca, uma alternativa rápida e fácil para que o usuário encontre as informações que deseja no site.

Sitemap.xml é um arquivo escrito de acordo com padrões e códigos específicos para guiar robôs de busca dentro de um site, facilitando a compreensão da estrutura do site, a navegação pelas páginas e a indexação delas pelos sites de busca.

Já sitemap.xml.gz é a versão compacta, ou seja, menor, do sitemap.xml. É recomendado usar ele, pois, por ser menor, facilita ainda mais o trabalho do robô, agilizando o carregamento e o tempo de resposta das páginas.

Quando usar sitemap?

Só saber o que é sitemap e ter um não resolve todos os seus problemas, é importante também construir uma boa arquitetura de links internos – e é bom observar aqui que o recomendado é ter ambos, pois um não substitui o outro.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

O uso do sitemap é recomendado sempre, mas existem alguns sites para os quais o uso dele é mais indicado. De acordo com o próprio Google, estes são os casos:

  • site muito grande: Nesse caso, os robôs de busca podem acabar ignorando páginas novas ou atualizadas recentemente;
  • site com grande arquivo de páginas de conteúdo isoladas ou que não estão bem vinculadas entre si: os robôs podem acabar ignorando páginas do site que não fazem referência umas às outras;
  • site novo e/ou com poucos links externos: Os robôs de busca percorrem a Web seguindo links entre sites, por isso, caso o seu link building (ainda) seja fraco, o sitemap pode ser bastante útil;
  • site que usa conteúdo rich media, é exibido no Google Notícias ou usa anotações compatíveis com outros Sitemaps: aqui o robô de busca pode extrair informações adicionais dos sitemaps.

É possível afirmar ainda que, mesmo que indiretamente, o sitemap.xml ajuda a aumentar as visitas do site. É apenas lógico: quanto mais páginas indexadas mais fácil as pessoas chegam ao seu site pelos buscadores.

Gostou do artigo sobre o que é sitemap? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publico aqui. Posso garantir que vai acrescentar muito conhecimento ao seu dia a dia!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *