O Que Define Uma Pessoa Persuasiva?

pessoa persuasiva

Dominar a arte da persuasão é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Você precisa de uma pitada desse recurso ao divulgar e vender seus produtos e serviços. Mas o que realmente define uma pessoa persuasiva? O que ela faz para convencer outras pessoas a concordarem com suas opiniões ou decisões?

Em geral, a pessoa persuasiva é argumentativa e focada. Ela simplesmente demonstra racionalmente a veracidade dos seus argumentos e, assim, convence os seus interlocutores. Diferentemente do manipulador, que se utiliza da força e chantagem para fazer seu interlocutor a aceitar suas ideias.

Torne-se uma pessoa persuasiva

Como eu disse anteriormente, a persuasão é importante nas etapas vitais de um negócio: divulgação e venda. Você e a equipe responsável por essas ações devem trabalhar as principais características apresentadas por uma pessoa persuasiva, que são:

Conhecimento

Para se tornar uma pessoa persuasiva, é necessário conhecimento aprofundado sobre o objeto ou tema discutido. Além, obviamente, de coletar informações pertinentes sobre seu interlocutor. Dessa forma, ela consegue definir as necessidades e desejos dele para oferecer soluções e argumentos assertivos. Essa é a grande sacada para convencer alguém!

Inteligência emocional

Pessoa persuasiva é aquela que sabe manter o controle emocional para insistir e se sobressair de objeções sem ser chato. Quando não há esse equilíbrio, em geral, as pessoas perdem a razão e até partem para a violência ou, pior, ficam com uma imagem ruim perante o interlocutor.

Foco

Como eu disse, o foco é outra característica marcante de uma pessoa persuasiva. Ao dominar o assunto, ela sabe fundamentar sua argumentação com assertividade. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, não são precisos “textões” para convencer alguém. Somente são necessárias as palavras certas.

Acreditar no que vende

Não importa se está a serviço de alguém ou de si mesmo, a pessoa persuasiva acredita realmente naquilo que vende. Do contrário, cria uma comunicação incongruente e má-sucedida.

Humildade

Quem é persuasivo, não se acha superior ao seu interlocutor. Muito pelo contrário: é necessário demonstrar empatia para convencer alguém, bem como respeitar as opiniões contrárias. Isso faz com que seus argumentos se sobressaiam mais do que a própria pessoa e ela ganha em credibilidade e confiança.

Essas são as principais características que definem uma pessoa persuasiva. Que tal começar a trabalhá-las agora mesmo para convencer mais?

Quer mais dicas de empreendedorismo e marketing digital para alavancar o seu negócio? Assine a nossa newsletter para receber todos os dias conteúdos gratuitamente!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *