O que é e Como Aplicar o Mix de Marketing?

Mix de Marketing

Você já deve ter ouvido falar do mix de marketing. Mas, se ainda não sabe o que é, vou te contar!

Também conhecido como “os 4 P’s”, “pontos essenciais do marketing” ou mesmo outras expressões que indiquem a mesma explicação, esse conceito precisa ser estudado.

Esse mix é, como o nome indica, é uma mistura do que é realmente importante quando estamos falando de marketing, seja digital, offline, ou em plataformas diversas.

Conceito do mix de marketing

Para ser mais específico, preciso iniciar com o conceito do tema, o que de fato expressa o conteúdo do mix de marketing.

Ele nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizado para gerar e impulsionar o desejo de consumo nas pessoas.

Esse consumo não necessariamente está ligado à compra de produtos.

Pode ser o consumo de itens sim, mas também de serviços, de conteúdos, de relacionamento com a marca e muito mais.

Essas estratégias podem ser adaptadas à realidade de cada negócio, o que proporciona mais liberdade e torna o processo de planejamento de marketing das empresas bem mais criativo.

Lembre-se: criatividade é fundamental para se diferenciar. Este é um dos conselhos que dou a amigos empreendedores.

O mix de marketing conta com quatro pilares que são essenciais e, em complemento um do outro, resultam na estratégia completa:

1. Produto

O que sua empresa oferece?

Neste ponto, é preciso responder não só sobre itens e objetos físicos, mas serviços também entram no tópico.

Além disso, é preciso pensar no que mais é oferecido junto de seu produto, mas de maneira intrínseca a ele.

Por exemplo: você vende peças de roupa, mas, junto a elas, entrega mais estilo às pessoas, mais autoestima e outros fatores que influenciam na valorização do “produto” da sua empresa.

Aqui, liste também que demandas você atende, como atende com seus produtos e o que os diferencia dos concorrentes diretos e indiretos.

2. Preço

O preço do seu produto tem que ser decidido com base nos seus custos e na lucratividade que a empresa precisa ter.

Mas, é importante analisar os concorrentes e ter o embasamento do tópico anterior para compreender não só quanto ele vale em dinheiro, mas o preço justo pelo que agrega para os consumidores.

Pesquise seu público-alvo para entender, também, como quanto ele está disposto a pagar.

3. Praça

Este tópico refere-se não só ao ambiente onde seus produtos serão vendidos, mas também como seu target chegará até ele, como o encontrará.

Crie estratégias para que seja conveniente o encontro do público com seus itens.

4. Promoção

A promoção nada mais é do que a comunicação.

É quando o seu mix de marketing se torna completo e é preciso propagar seus produtos e serviços para as pessoas, a fim de encontrar aqueles que estão dispostos a pagar por eles.

Não apenas isso, para encontrar, também, as pessoas que se fidelizarão à sua marca.

Gostou de saber mais sobre o mix de marketing?

Esse é o momento ideal para começar a mudar a realidade da sua empresa ou mesmo para abrir o seu próprio negócio, entendendo a importância dos 4 P’s!

Deixe seu comentário, quero saber o que você achou!

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