Marketing Multinível é Pirâmide?

Aprenda o que é marketing multinível!

Muitos empreendedores iniciantes têm receio de participar das redes de marketing multinível por acreditar que este tipo de empreendimento é igual às pirâmides financeiras.

As pirâmides são práticas proibidas em muitos países, inclusive no Brasil, e têm os seus ganhos baseados no recrutamento de novas pessoas para o negócio.

Já o marketing multinível trabalha com a venda de produtos reais, que geram lucro para a empresa e seus revendedores, além de contar com a bonificação pelo recrutamento de novos vendedores. Este sistema é derivado do modelo de vendas diretas.

Como o marketing multinível funciona?

O marketing multinível é uma rede que trabalha em duas frentes: a venda direta de produtos ou serviços, e o recrutamento de novos distribuidores. A expansão da base de clientes da empresa se dá através do aumento no número de profissionais de vendas trabalhando em parceria com a empresa.

Nas redes de marketing multinível a venda de produtos é a parte mais importante do faturamento da empresa. Segundo os critérios da World Federation of Direct Selling Association (WFDSA), órgão internacional que regula as empresas deste setor, as redes de marketing multinível devem obter pelo menos 70% do seu faturamento através da comercialização de produtos.

Embora não seja o foco principal, as empresas de marketing multinível estimulam a criação de redes de vendedores através da bonificação daqueles distribuidores que indicam pessoas novas para o time de vendas.

Aqueles que indicam novos distribuidores ganham uma bonificação sobre as vendas realizadas pelos vendedores indicados e se eles indicarem mais pessoas, o vendedor inicial recebe bonificações sobre todos eles. Os esquemas de pirâmide funcionam da mesma forma, a diferença é que estes esquemas não focam na comercialização real dos produtos da marca.

Posso usar o marketing digital para melhorar as vendas no marketing multinível?

O marketing digital pode ajudar, e muito, quem trabalha com marketing multinível, desde que a política de vendas da companhia permita o uso dessa ferramenta.

Costumo dizer que para vender qualquer coisa, seja um produto, serviço ou uma oportunidade de negócio, você precisa de duas coisas: atrair a atenção do público e transmitir uma mensagem de vendas efetiva.

O marketing digital proporciona as duas com maestria. Ele conquista a atenção do público pois age no local onde as atenções estão voltadas, na internet, e transmite uma mensagem de vendas eficaz pois permite a criação de um relacionamento com a sua audiência. Eu explico melhor como o marketing digital auxilia as redes de marketing multinível neste vídeo.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

11 thoughts on “Marketing Multinível é Pirâmide?”

  1. No Brasil infelizmente as pessoas se aproveitam muito das outras, o marketing multinivel poderia ser algo bom para todos, mas o que vejo são pessoas se aproveitando das outras ou usando esse sistema para lavar dinheiro entre outros.

  2. Infelizmente no Brasil apareceram vários “espetinhos” com esquemas de pirâmides, o que deixou as pessoas céticas a ponto de fechar sua mente e dizer que tudo é pirâmide. Mas é bom ver que isso está mudando aos poucos! Ótimo artigo!

  3. Muito bom Érico!

    Eu estou nas 2 frentes do marketing, no digital e no MMN, e por isso acabo explorando mais o lado do emprendedor mesmo, usufruindo as novas ferramentas online que temos em mãos.

    Acredito que hoje é o melhor momento sim para desenvolver uma empresa de marketing de rede, afinal, 14 milhões de desempregados em nosso país. Quem teria dinheiro para abrir uma franquia, por exemplo? Nem se compara com o baixo investimento de Marketing de rede ou daí vamos além: marketing digital com minisites e tentar rankear o site somente com trabalho forte em SEO nas buscas orgânicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *