Empoderamento Das Mulheres e Empreendedorismo – Veja Como Se Relacionam!

11_empoderamento-das-mulheres

O empoderamento das mulheres vem sendo amplamente discutido nos últimos anos. Afinal, elas são a maior da população mundial e tiveram seus direitos negados por muitos anos. O tema é tão importante – e necessário – que já há núcleos de estudo e debate em várias partes do mundo.

Um dos reflexos desse empoderamento das mulheres é o aumento do empreendedorismo feminino. Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostraram que em 14 anos o número de mulheres empreendedoras aumentou 34%, chegando a marca de 7,9 milhões.

Em âmbito nacional, a Global Entrepreneurship Monitor revelou em seu último levantamento que 51,2% das pessoas que iniciam seus negócios são do sexo feminino. No entanto, você sabe como o empreendedorismo e o empoderamento das mulheres se relacionam?

CLIQUE e baixe o ebook!

Nesse artigo eu mostro a ligação entre esses dois importantes assuntos.

O empoderamento da mulher é poderoso para a sociedade

A organização das Nações Unidas (ONU) afirma que toda ação que fortalece as mulheres e desenvolve a igualdade de gênero é um importante transformador para a sociedade. Afinal, antes as mulheres não eram valorizadas por sua capacidade de pensar, agir de maneira crítica, nem mesmo por serem capazes de realizar as mesmas tarefas e ocuparem as mesmas funções que os homens.

Com o debate e as ações que visam empoderar as mulheres, muitas pessoas passaram a respeitar mais o trabalho realizado pelas mulheres, buscar por profissionais do gênero e ainda aumentarem as chances e visibilidade dessas pessoas dentro do mercado de trabalho.

No entanto, é preciso ter em mente que essas ainda são ações bem pequenas e que o mercado de trabalho nem sempre permite que as mulheres ascendam. E é nesse quesito que o empreendedorismo salta à frente.

As mulheres donas de seus próprios negócios criam seus espaços, expõe suas ideias e conseguem aumentar a sua receita quando tomam para si a chance de crescer em um mundo que ainda está aprendendo sobre o empoderamento das mulheres.

Recomendações da ONU para o empoderamento das mulheres

Em busca do desenvolvimento humano e do crescimento do papel das mulheres nas empresas, a ONU e o Pacto Global criaram os Princípios do Empoderamento das Mulheres. São eles:

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!
  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero,
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação,
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todos os que trabalham na empresa,
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres,
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing,
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social,
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Se você é uma mulher empreendedora e entende a necessidade do empoderamento das mulheres, comente em neste artigo e me conte como conquistou o sucesso.

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *