Quais São os Documentos Necessários Para Abrir Uma Empresa no Brasil

Clique e descubra quais são os documentos necessários para abrir uma empresa no Brasil

Para abrir uma empresa não basta apenas ter uma boa ideia, capital para investir, escolher um bom nome e colocar o seu plano em prática. Antes de abrir as portas e começar a empreender você precisa cumprir com uma série de obrigações jurídicas, as famosas burocracias. Portanto leia nosso artigo, confira todos os detalhes e descubra quais são os principais documentos necessários para abrir uma empresa em solo nacional.

Documentos necessários para abrir uma empresa

Em outro artigo aqui do Ignição Digital eu ensinei para você o passo a passo de como abrir uma microempresa, mas hoje iremos fazer algo diferente, meu foco será apenas na parte burocrática do processo, citando para vocês quais são os documentos necessários para abrir uma empresa.

Antes de começar a separar todos os documentos necessários para abrir uma empresa, é importante consultar o nome dela. Muitas vezes já existem outras companhias com nomes iguais ou parecidos e isso implica diretamente na abertura do seu negócio.

Feito isso, o primeiro passo é preparar um contrato social. Trata-se de um documento formal que deve conter a assinatura de um advogado. Ele serve para descrever o objetivo central da empresa. Por exemplo, no caso de uma padaria “distribuir produtos alimentícios de qualidade para o bairro, bem como ser um local de alimentação e atendimento ao público”.

Além disso, o contrato social serve para oficializar detalhes técnicos, quantia de investimento inicial, detalhes da sociedade (se for o caso), entre outras pautas importantes.

Quando o contrato estiver redigido será necessário levá-lo para o cartório, com o objetivo de registrá-lo. Depois basta ir até a Junta Comercial, munido de documentos pessoais do titular ou sócios da empresa, como RG, CPF, comprovante de endereço, etc.

Com o registro em mãos…

Sua ida até a Junta Comercial serve para registrar a empresa, fato que ainda não permite que você possa abrir as portas do seu negócio.

Lá, se todos os documentos estiverem de acordo, você receberá o NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa), sendo que, com o NIRE, você consegue habilitar sua empresa junto a Receita Federal, obtendo o CNPJ.

Inscrição Estadual, Municipal e alvarás

Com o CNPJ você poderá fazer a Inscrição Estadual e Municipal, muito importantes para a legalidade do seu negócio. Além disso, alguns negócios requerem autorizações e alvarás de funcionamento, sejam eles da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, etc.

Com os alvarás em mãos a empresa consegue fazer inscrições em órgãos como a Previdência Social (empregando colaboradores ou não).

Entenda que, alguns desses processos são pagos e necessitam de documentos adjacentes. O ideal é você contar com o apoio especializado de um escritório de contabilidade ou advogado de confiança.

Entendeu quais são os documentos necessários para abrir uma empresa no Brasil? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. Aproveite e receba outras sacadas como essa assinando a newsletter do Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *