Como Desenvolver Relacionamento Interpessoal

Aprenda como desenvolver o relacionamento interpessoal

Nós, humanos, somos seres sociáveis por natureza, e essa habilidade permitiu que nossa espécie evoluísse muitos através dos tempos. Mas ainda não conseguem lidar bem com relacionamentos, seja amoroso, familiar, amigável ou profissional. Por isso, hoje você vai aprender como melhorar e desenvolver o relacionamento interpessoal.

O que é relacionamento interpessoal?

Basicamente, é um elo de ligação entre duas ou mais pessoas. Se tratando de ambientes profissionais, o relacionamento interpessoal é de extrema importância para que as pessoas pratiquem excelentes trabalhos em equipe, além de contribuir diretamente no clima organizacional do seu negócio.

Interpessoal x Intrapessoal

Muito associado ao tema interpessoal, estão os relacionamentos intrapessoais. Mas não confunda, esse último estuda como nós lidamos com as nossas emoções e sentimentos, diante de situações do cotidiano.

Para melhorar esse relacionamento interno é preciso desenvolver áreas de afirmação, motivação, domínio e inteligência emocional.

Desenvolvimento do relacionamento interpessoal

Existem algumas áreas primordiais para melhorarmos o relacionamento interpessoal, conheça cada uma delas:

Autoconhecimento

Para que nossa relação com outras pessoas seja estável e sadia, devemos nos conhecer muito bem e dominar os nossos sentimentos. Para isso, existem excelentes opções como coaching e especialistas em inteligência emocional.

Empatia

Maximizar a empatia é um dos pontos mais importantes para que o desenvolvimento do relacionamento interpessoal seja pleno. Devemos nos conhecer e entender que as outras pessoas também têm sentimentos, ansiedades, preocupações, etc.

A partir do momento que nós respeitamos e entendemos as opiniões e estados emocionais dos outros, as negociações passam a ser baseadas em equilíbrio e melhor solução para todos. Isso vale tanto para o trabalho quanto para a família.

Aceitação das diferenças

Para que nossos relacionamentos sejam bem-sucedidos, precisamos entender que não existem pessoas fidedignamente iguais, apenas parecidas. E as diferenças são extremamente importantes, pois, assim, os relacionamentos ficam mais ricos e se completam.

Em uma empresa, por exemplo, um gestor focado em agilidade e outro com facilidade aos detalhes, podem ajudar a maximizar a produção de toda a equipe, implementando melhorias para ela produzir de maneira mais rápida e com maior qualidade.

Ética e educação

Parece simples, mas alguns profissionais não dispõem desses itens e destroem qualquer relacionamento interpessoal.

Todos nós devemos agir pautados em ética e respeito, próprio e ao próximo, além de possuir consciência sobre:

  • humildade;
  • ouvir;
  • entender;
  • falar na hora certa;
  • cordialidade;
  • resiliência;
  • proatividade;
  • disciplina;
  • entre outros.

Entendeu a importância de desenvolver o relacionamento interpessoal? Invista tempo e dedique-se a ser um profissional que se relaciona bem com toda a equipe. Aproveite e receba mais sacadas como esta por meio da nossa newsletter. Basta cadastrar o seu e-mail, gratuitamente, ao final desta página.

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 29 de junho a 03 de julho de 2020, vai acontecer a Jornada 6 em 7 - Ao Vivo. Uma série de 5 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

One thought on “Como Desenvolver Relacionamento Interpessoal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *