Modelos de Carta de Cobrança — Faça o Download!

confira modelos de carta de cobrança

A carta de cobrança, como o próprio nome já esclarece, é um documento utilizado para cobrar inadimplentes, apontando valores referentes às dívidas que tenham contraído. A carta tem como intuito, além de informar o consumidor, ainda propor possíveis negociações para a quitação do valor devido.

A cobrança deve ser realizada de maneira inteligente, com um abordagem que não possibilite o surgimento de nenhum tipo de constrangimento ao devedor.  Quer saber quais como criar um documento adequado? Confira as dicas deste artigo e faça o download de alguns modelos!

Dicas para criar uma carta de cobrança

Como foi dito, o documento da carta de cobrança deverá seguir um padrão de abordagem, de maneira que o inadimplente não se sinta coagido ou ameaçado a realizar o pagamento da dúvida. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, artigo 42, é considerado crime ter a postura de ameaça e criar uma situação de constrangimento ao devedor.

Ou seja, o tom da redação deve ser amigável, simples e direto.

CLIQUE e baixe o ebook!

As informações devem ser descritas com: nome do cliente, endereço residencial ou comercial, CPF ou CNPJ e dados informantes sobre a dívida.

A notificação poderá ser encaminhada ao consumidor via correios ou por e-mail, informando o vencimento de uma fatura, criação de dívida por não pagamento ou para informar ajuizamento do saldo devedor.

Modelos de carta de cobrança

Como foi dito, o tom utilizado em um carta de cobrança deve ser respeitoso, ou seja, o cliente não deverá se sentir envergonhado ou coagido devido a ivida existente. No processo de redação é essencial ter o cuidado, para ajuda na tarefa, separamos alguns modelos:

Modelo 1 – Tom de voz neutro

Esse modelo pode ser facilmente usado para comunicar a dívida e abordar de maneira simples e clara, o não pagamento de parcelas. A carta, além de informar, auxilia a empresa cobradora a melhorar a gestão de cobranças e mapear os valores a serem recebidos.

Baixe Aqui o Modelo de Carta de Cobrança com Tom de Voz Neutro

Modelo 2 – Fatura em aberto e negociação

Nessa carta, o objetivo é informar o não pagamento de uma fatura ou de um conjunto de parcelas. Portanto, além de informar o valor a ser pago, o documento pretende propor uma negociação com o devedor, facilitando o pagamento da dívida.

Baixe Aqui o Modelo de Carta de Cobrança para Negociação

Modelo 3 – Tom informal para e-mail

Esse tipo de modelo de carta possui linguagem mais informal e é mais jovem, portanto é uma ótima opção para realizar contato para públicos específicos, principalmente de lojas virtuais, contas e bancos digitais.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Baixe Aqui o Modelo de Carta de Cobrança Informal

Modelo 4 – Tom formal para informar ajuizamento da dívida

Por último, após diversas tentativas de contato na tentativa de conseguir que o pagamento da dívida fosse realizado ou ocorresse alguma tentativa de negociação por parte do inadimplente, esse modelo de carta tem como objetivo informar sobre o ajuizamento da dívida.

Baixe Aqui o Modelo de Carta de Cobrança de Ajuizamento de Dívida

Gostou das nossas dicas e modelos de carta de cobrança? Compartilhe este material! Aproveite para continuar conferindo os conteúdos publicados no Ignição Digital!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *