Como Fazer o Cálculo de Folha de Pagamento da Sua Empresa

calculo de folha de pagamento

Fazer o cálculo de folha de pagamento corretamente é algo de suma importância para qualquer empresa, independentemente do porte ou do número de funcionários.

Afinal, o holerite é o documento usado pelo funcionário para comprovar a sua renda, sendo usado em financiamentos e até na solicitação da aposentadoria.

Se você tem dúvidas sobre como fazer o cálculo da folha de pagamento, veja as dicas que preparei!

Para que serve a folha de pagamento?

Podemos entender a folha de pagamento como a soma de todos os registros financeiros da sua empresa no que tange o setor de RH, como salários, bônus, vencimentos, descontos e outros.

Para realizar um bom cálculo de folha de pagamento, você deverá ter alguns conhecimentos mais técnicos em áreas distintas, como recursos humanos, leis trabalhistas e matemática financeira.

Isso porque a folha de pagamento é extremamente importante em qualquer empresa, sendo o espelho da remuneração de cada funcionário que você possui.

Uma folha de pagamento mal feita pode incorrer em prejuízos financeiros para a sua empresa e até penalidades com a justiça trabalhista. Por isso, tenha atenção!

Passo a passo para fazer o cálculo de folha de pagamento

Agora que você já viu como o cálculo de folha de pagamento é algo importante, veja os principais passos para seguir:

Defina o sistema que será usado

Empresas menores ou que estão começando a lidar com o cálculo de folha de pagamento podem preferir o uso do Excel, que ajuda a separar os pagamentos por mês.

Mas, para aquelas empresas com um volume maior de dados ou um grande número de funcionários, pode ser necessário optar por sistemas especializados ou até mesmo pela terceirização.

Atente-se ao registro de pontos dos funcionários

O registro de ponto é um item essencial quando falamos no cálculo de folha de pagamento, pois é ele que mostra seu os seus funcionários possuem horas extras a serem pagas, se tiveram faltas não justificadas no período, se devem receber adicionais como por trabalho noturno ou insalubridade, entre outros pontos.

Por isso, antes de pensar em calcular o pagamento dos seus colaboradores é muito importante que você tenha um modo de registrar o horário trabalhado por cada um deles.

Analise as faltas e os descontos

A partir do registro de ponto, você ainda poderá entender se existem descontos a serem lançados no valor do salário a ser pago, como no caso das faltas sem justificativa (como os atestados médicos).

Aqui, também devem estar incluídas taxas como do INSS, do imposto de renda, além dos benefícios, como vale-refeição, vale-transporte e outros.

Depois desses cálculos, você terá como resultado o salário líquido do seu funcionário, ou seja, que já conta com os descontos, taxas, impostos e ainda os adicionais.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como fazer o cálculo da folha de pagamento da sua empresa, não perca os demais conteúdos aqui da Ignição Digital!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *