Saiba o que é e Como Fazer Inventário de Estoque Para sua Empresa

Saiba o que é e Como Fazer Inventário de Estoque Para sua Empresa

Você sabe exatamente o que há no estoque de sua empresa neste momento? Ter esse conhecimento é essencial para que você possa garantir o controle sobre as vendas, entregas e até mesmo evitar desperdícios! Para isso, a melhor maneira é realizar o inventário de estoque.

Entenda mais sobre o procedimento neste artigo e descubra por que ele é tão essencial em sua empresa!

O que é o inventário de estoque?

O inventário de estoque nada mais é do que um método de controle que envolve identificar, documentar, classificar e fazer a contagem dos produtos armazenados e disponíveis no estoque de sua empresa. Ele é importante, principalmente, para garantir que seus volumes de entrada e saída estão realmente corretos, e que nenhuma informação foi perdida.

CLIQUE e baixe o ebook!

Para que você possa fazer um bom inventário de estoque, precisará ter pleno conhecimento sobre os produtos que vende e o que encontrará no estoque. Afinal, qualquer classificação ou contagem errada poderá comprometer as próximas etapas de planejamento.

Como fazer o inventário de estoque

Existem dois tipos de inventário, que podem ser aplicados dependendo daquilo que mais se encaixa em seu negócio. São eles:

Inventário de estoque rotativo

O inventário rotativo é uma maneira de organizar a documentação dos itens de maneira frequente (diariamente, semanalmente, etc). A atualização em períodos cíclicos auxilia a empresa a ter mais noção do cumprimento de demandas.

Inventário de estoque periódico

Imagine que você tem planejadas diversas promoções para a próxima Black Friday. Após passar o período conturbado das vendas e entregas, você poderá fazer o que chamamos de inventário periódico (ao fim de um período específico).

Dessa maneira você poderá verificar se todos os produtos realmente deram saída, e se houve alguma entrada, se ela está correta. É importante para corrigir possíveis falhas humanas, calcular o giro e atualizar sistemas de estoque.

Dicas para fazer um bom inventário de estoque

Realizar um inventário preciso exige cuidado e uma boa intimidade com seu negócio, principalmente se o seu mix de produtos é muito grande.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Veja algumas dicas para se dar bem:

  • • separe um tempo livre para o inventário. Não tente fazê-lo durante um dia conturbado de trabalho. Existem até mesmo empresas que fecham durante alguns dias para realizar o procedimento;
  • • faça um comunicado interno indicando que o inventário será feito e dê as datas. É crucial para o sucesso da documentação que não haja movimentações durante o processo de contagem;
  • • utilize categorias precisas para separar os produtos — nada de deixar mil caixas empilhadas e vê-las superficialmente! Separe todos os tipos de produtos do estoque em grupos e classifique-os precisamente! Um exemplo: não utilize um grupo “bolas”, e sim “bolas de futebol”, “bolas de tênis”. Se possível, vá ainda mais longe e separe-as por marca ou modelo!

Gostou das dicas? Aproveite mais artigos como este no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *