Matriz CSD — Tudo Sobre Essa Ferramenta Fora da Caixa

matriz csd

Quando você inicia um projeto (seja um site, aplicativo, software ou qualquer que seja), é natural que surjam várias dúvidas, como por exemplo, sobre o que realmente precisamos e quais são os objetivos reais do trabalho. E para te ajudar nesse empreitada, a Matriz CSD pode ser uma grande aliada!

Utilizar a Matriz CSD é uma forma ágil e potente de começar um projeto ou investigação. Quer saber mais sobre o assunto, veja as dicas que preparei neste artigo!

O que é Matriz CSD?

A Matriz CSD — Certezas, Suposições e Dúvidas — é uma ferramenta iniciadora de projetos que funciona a partir de três questões fundamentais:

  •  O que nós já sabemos a respeito?
  •  Quais são as nossas hipóteses? (ou o que supomos saber?)
  •  Quais perguntas poderiam ser feitas?

A Matriz, geralmente utilizada em grupo, permite criar um referencial visual para as respostas da equipe a essas três perguntas.

Porque devo usar a Matriz CSD

Utilizar a Matriz CSD é uma forma ágil e potente de começar um novo projeto ou investigação. Considere, por exemplo, que os funcionários de uma escola estão prestes a iniciar um processo de transformação das práticas pedagógica e administrativa.

Preparar um momento coletivo em que a Matriz CSD seja tomada como referência pode ser uma ótima forma de explorar o contexto. Permitindo à comunidade escolar compartilhar as diferentes percepções a respeito da situação.

Neste sentido, a Matriz serve para abrir horizontes. Ela ajuda a promover a boa gestão da informação e do conhecimento entre a equipe. E isso contribui para que haja alinhamento desde o início do projeto.

Como utilizá-la?

As formas mais comuns de usar a Matriz é desenhá-la numa folha grande de papel ou separar os espaços numa parede. Embora na imagem a opção tenha sido por dispor as três áreas em linhas, é igualmente funcional dispô-las em colunas.

Uma consideração importante ao se conduzir conversas em grupo mediadas pela Matriz é que o consenso e a argumentação são menos importantes do que a diversidade. Caso duas ou mais pessoas divirjam em relação a um ponto específico, deve-se preferir por incluir todas as opiniões divergentes.

Não há qualquer problema nisso, dado que a Matriz geralmente é aplicada em momentos de “abrir” e não de “fechar” perspectivas.

Ao longo do desenvolvimento da investigação ou do projeto, pode ser produtivo retornar à Matriz e alimentá-la novamente com os novos achados do grupo. Outro modo relevante de aproveitá-la é promovendo conversas com públicos externos e pessoas de fora da equipe. Isso pode contribuir para ampliar ainda mais as percepções que animarão o decorrer do projeto.

Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog da Ignição Digital você encontra os melhores conteúdos!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *