Como Fazer Teste AB no Google Analytics para Performar Melhor

teste Ab no Google Analytics

Se você já trabalha com Marketing Digital, sabe bem que algumas técnicas foram criadas e implementadas visando sempre a melhora do posicionamento do seu site, conteúdo ou marca. No entanto, algumas dessas ações não são familiares como imaginamos e fazê-las do jeito certo pode se tornar um desafio, como é o caso do teste Ab no Google Analytics.

Em um outro artigo eu falei para vocês sobre o Teste AB, sua importância e o método certo para que ele seja implementado. Agora, decidi falar um pouco mais sobre a maneira como fazer o teste AB no Google Analytics, para assim saber se ele está performando da maneira como você gostaria.

Isso porque ao realizar o teste AB é preciso que se mantenha boas práticas. Como suas analises são baseadas em probabilidade e estatística, você só saberá se as mudanças aumentaram sua taxa de conversão, se forem feitas da maneira certa.

Faça testes simultâneos

Eu já mencionei que realizar testes em dias diferentes pode ser bem maléfico para a análise de seus dados. Afinal, a quantidade de pessoas que visitam o site na segunda, pode não ser a mesma de um dos dias do fim de semana, por exemplo.

O ideal é que você crie no Google Analytics um experimento, no qual testará as duas versões de forma simultânea e conseguirá, assim, descobrir qual delas é a mais relativa para você e seu negócio.

Faça o teste AB no Google Analytics por meio de um experimento

O primeiro passo é definir bem qual o objetivo daquele experimento. Pode ser alcançar a página de determinado conteúdo, finalizar a compra ou compartilhar o que você postou. Depois, é hora de definir a porcentagem de tráfego, ou seja, qual a porcentagem de visitantes que serão automaticamente enviados para o Teste A e para o Teste B.

Meu conselho, use o 50/50. Assim, as chances das variações não influenciarem tanto no resultado são bem maiores e você conseguirá encontrar com mais clareza qual dos dois modelos testados deve ser usado para manter o crescimento da taxa de conversão.

A única ressalva é que esses 50/50 não sejam empregados em páginas do seu site que já possuem um grande volume de tráfego. Nesses casos, você pode usar o clássico 90/10 ou ser mais ousado e chegar a 70/30.

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