Descubra Como Funciona o Edge Rank do Facebook

Descubra Como Funciona o Edge Rank do Facebook

Se você acessa muito o Facebook, já sabe que nem tudo o que o seus amigos postam aparece no seu feed de notícias. Se por um lado isso pode ser indiferente, por outro é terrível, principalmente para o Marketing Digital, uma vez que as publicações de uma empresa podem não aparecer para a audiência e potenciais clientes. O responsável por isso é o Edge Rank. Descubra no post de hoje como funciona o Edge Rank do Facebook.

Você sabe o que é Edge Rank?

Se a resposta for “não”, não tem problema, mas provavelmente a sua estratégia de Marketing Digital pode estar comprometida.

Podemos definir o Edge Rank como um algoritmo que determina qual é o alcance que as publicações de uma página no Facebook terão em função do histórico de conteúdo publicado na página.

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É fato que o Facebook é uma rede social que possui infinitas conexões, seria impossível acompanhar tudo o que todas as pessoas publicam. A solução criada foi analisar as publicações e decidir o que vai aparecer ou não para cada usuário por meio da criação desse algoritmo.

Como esse algoritmo funciona?

A função principal do Edge Rank é filtrar o excesso de conteúdo que é recebido no feed de notícias do Facebook. Por isso, a intenção dele é mostrar ao usuário o que para ele é mais interessante de ver. Então, se você tem uma empresa e deseja atingir uma parcela maior do seu público, o ideal é investir em anúncios ou gerar conteúdos relevantes que despertem o interesse de seus fãs.

O algoritmo do Facebook leva em consideração três fatores: afinidade, relevância e tempo. Veja o funcionamento de cada um deles.

Afinidade

Quanto maior a sua interação com o usuário ou com a página, maior será também a sua afinidade. E quanto maior for a sua afinidade, maiores serão as chances do seu conteúdo ser visualizado no feed de notícias do seu fã. Visitar as páginas um do outro, comentar ou curtir postagens e compartilhar publicações são considerados como um sinal de afinidade pelo Edge Rank.

Relevância

Você sabia que conteúdos diferentes têm pesos diferentes? Por isso, fotos e vídeos, por exemplo, são mais importantes, seguidos de postagens com links externos e conteúdos somente textuais.

Mas, não podemos generalizar. Uma postagem que possui apenas texto e mesmo assim recebe curtidas e comentários dos fãs, recebe um peso maior. Daí a importância do “conteúdo relevante”.

Tempo

O peso maior vai para os posts mais recentes. Mas, vale ressaltar que uma publicação antiga que receber um comentário poderá aparecer novamente no topo do Feed de Notícias do Facebook.

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Lembre-se também que o Edge Rank é um algoritmo válido para os posts espontâneos, as publicações patrocinadas terão sempre prioridade em relação a qualquer outro conteúdo. Por isso, para aparecer no topo é necessário muito engajamento com o público e criatividade em cada postagem.

Entender como o Edge Rank funciona é fundamental para melhorar e aprimorar o desempenho da sua empresa na sua rede social. Se você ficou com alguma dúvida, deixe-a nos comentários!

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