Google UTM — O Que são Os Parâmetros do Analytics e Como Usá-los?

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Quem já está envolvido no mundo do marketing digital há um tempo sabe que sem números e análises as estratégias são frustradas. Pensando nisso, o Google UTM é mais uma ferramenta extremamente positiva de monitoramento e que pode impactar diretamente nas campanhas e ações que sua marca produz, tornando-as mais assertivas.

Imagina só ter um rastreamento detalhado sobre quais das suas campanhas estão trazendo mais tráfego para você? É justamente isso que os parâmetros UTM do Google Analytics fazem. A melhor parte é que não é difícil aplicá-los. Mas, para que você entenda perfeitamente como usar a ferramenta em seu negócio, eu separei algumas informações importantes. Veja só!

Como o Google UTM funciona?

O Google UTM nada mais é que a aplicação dos parâmetros UTM (Urchin Tracking Module) – comprados pelo Google em 2005 – ao já conhecido Google Analytics, que é a plataforma por onde o monitoramento é feito.  A sigla, que significa Módulo de Rastreamento Urchin, diz respeito à inclusão dos parâmetros nas suas URLs, possibilitando o rastreamento mais preciso sobre cliques, tráfego e vendas.

Com esse tipo de aplicação é possível conferir qual tipo de campanha traz mais ou menos tráfego, torna mais fácil a decisão por determinada estratégia de marketing, já que facilita a realização dos testes A/B. Basicamente, o UTM mostra como determinado usuário chegou até você, qual caminho ele percorreu.

Você pode me perguntar “Mas, o Google Analytics já não faz isso?”. Sim, ele faz. Porém com um “código de rastreio” ligado a sua URL, alguns erros comuns do GA sobre a origem de cliques não acontecem mais. Além disso, os dados sobre o tráfego ficam muito mais detalhados. Como eu disse acima, você não fica sabendo apenas da origem, é possível saber o caminho completo percorrido pelo usuário.

Como criar as UTMs para acompanhar pelo Analytics?

Você já sabe que o monitoramento é feito pelo Analytics. Mas como criar essas URLs com UTM? Para isso, é preciso acessar o Construtor de URLs do Google e depois preencher o formulário do GA em cada um dos campos sobre os parâmetros UTM.

Dependendo de cada tipo de análise que você quer fazer, há uma personalização diferente. Portanto, haverá um UTM para a origem da campanha, um para origem e mídia da campanha, outro para o conteúdo da campanha, outro para nome da campanha, outro para termo da campanha, etc.

Agora que você já entende um pouco mais sobre Google UTM e sua funcionalidade, comece a utilizar essa URL e tenha mais assertividade em suas campanhas. Continue acompanhando o Ignição Digital e conheça mais sacadas sobre marketing digital!

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