Google UTM — O Que são Os Parâmetros do Analytics e Como Usá-los?

google utm

Quem já está envolvido no mundo do marketing digital há um tempo sabe que sem números e análises as estratégias são frustradas. Pensando nisso, o Google UTM é mais uma ferramenta extremamente positiva de monitoramento e que pode impactar diretamente nas campanhas e ações que sua marca produz, tornando-as mais assertivas.

Imagina só ter um rastreamento detalhado sobre quais das suas campanhas estão trazendo mais tráfego para você? É justamente isso que os parâmetros UTM do Google Analytics fazem. A melhor parte é que não é difícil aplicá-los. Mas, para que você entenda perfeitamente como usar a ferramenta em seu negócio, eu separei algumas informações importantes. Veja só!

Como o Google UTM funciona?

CLIQUE e baixe o ebook!

O Google UTM nada mais é que a aplicação dos parâmetros UTM (Urchin Tracking Module) – comprados pelo Google em 2005 – ao já conhecido Google Analytics, que é a plataforma por onde o monitoramento é feito.  A sigla, que significa Módulo de Rastreamento Urchin, diz respeito à inclusão dos parâmetros nas suas URLs, possibilitando o rastreamento mais preciso sobre cliques, tráfego e vendas.

Com esse tipo de aplicação é possível conferir qual tipo de campanha traz mais ou menos tráfego, torna mais fácil a decisão por determinada estratégia de marketing, já que facilita a realização dos testes A/B. Basicamente, o UTM mostra como determinado usuário chegou até você, qual caminho ele percorreu.

Você pode me perguntar “Mas, o Google Analytics já não faz isso?”. Sim, ele faz. Porém com um “código de rastreio” ligado a sua URL, alguns erros comuns do GA sobre a origem de cliques não acontecem mais. Além disso, os dados sobre o tráfego ficam muito mais detalhados. Como eu disse acima, você não fica sabendo apenas da origem, é possível saber o caminho completo percorrido pelo usuário.

Como criar as UTMs para acompanhar pelo Analytics?

Você já sabe que o monitoramento é feito pelo Analytics. Mas como criar essas URLs com UTM? Para isso, é preciso acessar o Construtor de URLs do Google e depois preencher o formulário do GA em cada um dos campos sobre os parâmetros UTM.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Dependendo de cada tipo de análise que você quer fazer, há uma personalização diferente. Portanto, haverá um UTM para a origem da campanha, um para origem e mídia da campanha, outro para o conteúdo da campanha, outro para nome da campanha, outro para termo da campanha, etc.

Agora que você já entende um pouco mais sobre Google UTM e sua funcionalidade, comece a utilizar essa URL e tenha mais assertividade em suas campanhas. Continue acompanhando o Ignição Digital e conheça mais sacadas sobre marketing digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *