Como Criar Uma ONG e Ajudar a Mudar o Mundo?

Como Criar Uma ONG e Ajudar a Mudar o Mundo?

As ONGs (Organizações não Governamentais) são criadas com o intuito de realizar ações solidárias com cunho social. Elas são de grande valia para a sociedade, pois aponham grupos considerados minorias ou contam com posições políticas que visam o bem coletivo. Neste artigo, você entenderá melhor sobre estas organizações e ainda verá alguns passos essenciais de como criar uma ONG. Confira a seguir!

O que é uma ONG e como ela funciona?

Como dito anteriormente, as ONGs são organizações sem fins lucrativos que atuam no campo das políticas públicas. Elas fazem parte do terceiro setor da sociedade — juntamente com as associações de classe e organizações religiosas, por exemplo.

Há ONGs focadas em proteger e lutar pelos direitos ambientais, dos deficientes, animais, mulheres, indígenas, imigrantes, entre outros. Também são responsáveis por disseminar cultura e informação.

Elas funcionam como um canal para suprir alguma demanda da sociedade, do governo ou das empresas privadas. Dessa forma, fica sob sua responsabilidade arrecadar fundos, propor projetos e cobrar respostas das entidades governamentais.

Afinal, como criar uma ONG?

Para quem deseja saber como criar uma ONG, é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade e não contar com nenhuma restrição legal ao exercício de seus direitos. Também será preciso abrir registro em cartório, ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e um registro estadual.

A Lei 9.790/1999, das organizações da sociedade civil de interesse público, rege os princípios que determinam a abertura e continuidade de uma ONG.

Antes de abrir uma organização, decida primeiramente qual será o segmento que irá atuar. Após isso, você precisará:

1. elaborar a proposta de Estatuto — com objetivo, público-alvo, componentes, pontos principais, etc;
2. aprovar esta proposta por meio de uma assembleia com os associados;
3. após aprovação, registrar o Estatuto em cartório;
4. efetuar a inscrição da organização na Receita Federal — assim, será possível ter um CNPJ;
5. registrar no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e na Caixa Econômica Federal (para FGTS);
6. registrar também na Prefeitura e na Secretaria da Receita Estadual para obter a Inscrição Estadual;
7. caso seja necessário, efetuar o registro dos funcionários junto à Delegacia Regional do Trabalho.

Agora que você já sabe como criar uma ONG, coloque a mão na massa! Ajude a mudar o mundo fazendo sua parte e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo. A atitude é de grande hombridade e faz toda a diferença para a população.

Saiba mais informações sobre empreendedorismo, sacadas e outros assuntos aqui, no Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *